AGR lança plano de diversidade e inclusão com atividades até dezembro
Ações visam sensibilizar e também implementar mudanças concretas que reflitam compromisso da AGR com igualdade e justiça social
O Comitê de Diversidade e Questões da Mulher da Agência Goiana de Regulação (AGR) apresentou, nesta quarta-feira (11/09), um plano de atividades abrangente para os próximos quatro meses. O plano visa promover e consolidar a diversidade em todas as suas dimensões, incluindo raça, etnia, gênero, acessibilidade e outras questões essenciais.
A proposta, que tem validade até dezembro deste ano, contempla ações mensais visando sensibilizar e implementar mudanças concretas dentro da AGR. As atividades estarão alinhadas com campanhas nacionais relevantes, como Outubro Rosa e Consciência Negra (novembro negro), garantindo uma abordagem integrada e contextualizada.
Entre as principais iniciativas, está a capacitação dos integrantes do comitê por meio dos cursos oferecidos pela Escola de Governo, que envolve a temática de diversidade e inclusão, proporcionando aos servidores da AGR conhecimentos aprofundados sobre os temas. Serão realizadas palestras educativas para ampliar a compreensão e promover a empatia entre os colaboradores.
Outras atividades também foram discutidas, entre elas o interesse do comitê na exibição de curtas-metragens sobre direitos humanos, em celebração ao dia 10 de dezembro, data em que a ONU instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A coordenadora do Comitê de Diversidade e Questões da Mulher da AGR, Lorena Patrícia de Oliveira, destacou a importância da criação do comitê. “Desde que foi instalado o comitê, estamos se esforçando para executar ações pautadas na realidade do órgão”, disse. Segundo Lorena Patrícia, a ideia é propor ações que gerem impacto permanente na cultura organizacional da agência. “Nosso objetivo é fomentar uma cultura interna de paz, respeito à diversidade e com um ambiente de trabalho livre de assédios e violência”, reforçou.
A AGR acredita que essas iniciativas irão sensibilizar os colaboradores e promover mudanças significativas, alinhando as práticas da agência com os princípios de inclusão e diversidade. As ações estão planejadas para ser implementadas de forma contínua e adaptativa, visando criar um impacto duradouro e positivo no ambiente de trabalho e na sociedade.
Durante a reunião, estiveram presentes o presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes; a diretora de Gestão Integrada, Andrea Bonanato Estrela; o gerente de Gestão Institucional, Alexandre Ferraz; o coordenador de Monitoramento de Programas Institucionais, Hugo de Assis Furtado; e Thais Camilo, da Gerência de Gestão Institucional e integrante da Cipa.
Representando o comitê, participaram: Lorena Patrícia de Oliveira (coordenadora do comitê), Gabriella Queiroz Brito (secretária), e as integrantes Carla Soares de Paiva e Leila Márcia de Ávila.
Sobre o comitê
Instalado em 26 de julho de 2024, o Comitê de Diversidade e Questões da Mulher é composto por cinco servidores e tem como foco principal a preparação de um Plano de Ação inclusivo. O comitê atuará em colaboração com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) e o Escritório de Compliance, garantindo a conformidade da AGR com leis e regulamentos.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás