AGR Inicia Inventário Patrimonial 2025

Processo é estratégico para prestação de contas do Estado e utilizará aplicativo móvel e nova plataforma Sigo para auditar bens móveis, imóveis e intangíveis

A Agência Goiana de Regulação (AGR) deu início ao seu Inventário Patrimonial 2025, um processo fundamental para o controle dos bens públicos. Em reunião de abertura, o presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, destacou a responsabilidade da auditoria: “Este é um trabalho fundamental, estratégico, que denota a atenção do Órgão com o patrimônio público”. O presidente também elogiou o histórico de êxito da comissão, que tem cumprido os prazos sem ressalvas nos últimos anos.

A reunião de abertura foi conduzida pelo presidente Wagner Oliveira Gomes e pela presidente da comissão, Ádila Céli Correia
Dias, com a participação do gerente de Apoio Administrativo, Gustavo Esteves Kossa. Os trabalhos do inventário serão executados pela comissão de bens móveis, que é composta pelos servidores Ádila Céli Correia Dias (presidente), Luciana Dutra Martins, Dario Centution Larramendia, Gabriel Medeiros Rocha Rodovalho e Jacineide Peixoto Araújo.

Ádila Céli Correia Dias detalhou o processo. “O nosso inventário será realizado nos meses de outubro e novembro, com finalização em dezembro. Nós faremos o levantamento de todos os bens que a AGR possui: móveis, imóveis e também os intangíveis”. Segundo ela, o objetivo principal é verificar se os bens estão ociosos, sendo bem utilizados, se precisam ser trocados ou se estão gastos. Ao final, o valor total do patrimônio é reavaliado para compor a prestação de contas da agência.

Metodologia e Novidades

O inventário de bens móveis é realizado presencialmente (“in loco”), utilizando o Sistema de Patrimônio Móvel (SPM) do Estado e o aplicativo SPM Móvel, que eliminou o uso de papel. A principal novidade deste ano é na auditoria de imóveis, como explicou Ádila: “A única alteração este ano é na parte de inventário de imóveis. Antes, nós fazíamos esse controle por planilhas, mas este ano teremos o lançamento do sistema Sigo”. A nova plataforma do Governo de Goiás, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), será lançada em 4 de novembro e estará interligada diretamente com a contabilidade.

Foco em Intangíveis e Apoio da TI

A AGR também se destaca no inventário de bens intangíveis, que inclui sistemas internos e licenças de software, como as de Firewall, AutoCAD e WhatsApp Business. “A AGR é um dos poucos órgãos que já conseguem colocar os intangíveis como bens patrimoniados, o que é um avanço para o Estado”, destacou a presidente da comissão.

O prazo final para a entrega de todos os relatórios à Sead é 19 de dezembro. O presidente da AGR agradeceu aos membros da comissão pelo empenho e dedicação e reforçou o suporte da gestão: “Quero dizer que, da minha parte, na Presidência, vocês têm total apoio para o que for necessário, seja estrutura ou pessoal, para que possam fazer o melhor trabalho possível”.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo