AGR faz campanha de prevenção de acidentes de trabalho
O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da AGR, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), iniciou nesta quinta-feira (04/04) a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat) 2019, que está sendo realizada em todo o País pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Com o tema “Gestão de Riscos Ocupacionais: o Brasil contra acidentes e doenças no trabalho”, o objetivo da Canpat 2019 é contribuir para a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças que vitimam os trabalhadores.
O Brasil vem conseguindo reduzir, nos últimos anos, o número de acidentes de trabalho, mas ainda é preciso reforçar as iniciativas voltadas à construção de uma cultura de prevenção de acidentes. Por isso, a campanha deste ano está focada em quatro grandes áreas: atuação preventiva, simplificação das normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho, otimização da atuação da fiscalização com tecnologia e restruturação da Fundacentro.
Nos últimos anos, o país vem registrando avanços. A taxa de incidência de acidentes caiu de 21,64 para cada mil trabalhadores, em 2009, para 13,74 por mil, em 2017.
Nos últimos cinco anos, o Brasil registrou, em média, 611 mil acidentes de trabalho por ano, 14 mil dos quais com sequelas permanentes, e 2,3 mil mortes. Em 2018, de acordo com números preliminares do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), foram registrados, por meio de CATs (Comunicações de Acidente de Trabalho), 466.980 acidentes de trabalho – um aumento de aproximadamente 5% em relação a 2017, quando foram registrados 549,4 mil acidentes, sendo 450,6 mil com CAT.
Assessoria de imprensa – AGR