AGR em parceria com a GoiasPrev e TCE/GO realiza “Encontro de Previdência – cuidando do amanhã”
Programação incluiu palestra sobre Educação Previdenciária, com apresentação de regras previdenciárias e planejamento de vida, além de palestra sobre os ciclos da vida e como se preparar para a aposentadoria
A Agência Goiana de Regulação (AGR), por meio da Diretoria de Gestão Integrada e da Gerência de Gestão Institucional, realizou, nesta quinta-feira, o “Encontro de Previdência – cuidando do amanhã”, em parceria com a Goiás Previdência (GoiasPrev) e o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). O evento contou com a presença do presidente da GoiasPrev, Gilvan Cândido da Silva, e da diretora de Previdência daquele órgão, Milena Guilherme Dias, reunindo dezenas de colaboradores da Agência no auditório do edifício-sede.
O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, abriu a reunião falando da satisfação em receber as equipes da GoiasPrev e do TCE, e reafirmou a importância, para os servidores, de se fazer um planejamento para aposentadoria, tanto do ponto de vista financeiro, quanto social. O presidente da GoiasPrev, Gilvan Cândido da Silva, ressaltou que a AGR foi escolhida para receber o piloto do projeto de educação previdenciária da GoiasPrev por ser novembro o mês do aniversário da Agência. “Este é um tema importante que precisa de muita discussão porque, a partir da reforma de 2019, muitas regras foram instituídas”, destacou.
Gilvan afirmou que a educação previdenciária é um dos pilares da prática de governança que adotou na GoiasPrev e que segue, ainda, os princípios da transparência e da gestão de riscos. “Nosso objetivo é passar para o servidor informações sobre como ele deve se preparar para a aposentadoria, qual o momento de se aposentador, como fazer os cálculos da aposentadoria; preparar o servidor para que ele tenha clareza de como funciona realmente o processo de aposentadoria”, acentuou.
Na sua fala, o presidente da GoiasPrev também falou da reforma da previdência no estado de Goiás, que seguiu as regras da reforma feita pela União. “O que se fez foi buscar compatibilizar o tempo de contribuição dos servidores ao tempo de recebimento dos seus benefícios, para diminuir a trajetória de crescimento do déficit previdenciário do Estado”, observou. Gilvan Cândido da Silva lembrou, ainda, da criação em 2020 do fundo previdenciário que vai acumular para o futuro, em que todos os servidores ingressos a partir de julho de 2017 vão contribuir para um sistema sustentável, num regime de capitalização.
A diretora de Previdência da GoiasPrev, Milena Guilherme Dias, fez sua palestra destancando os três regimes de previdências para os servidores públicos, sendo dois deles com vínculo obrigatório, o do regime geral da previdência (INSS) e o do regime próprio de previdência social do estado de Goiás, (RPPS); além da previdência complementar que é facultativa. E detalhou as alterações nas regras para aposentadoria em todos os casos. Falou sobre acumulação de benefícios, sobre direito adquirido, o conceito de aposentadoria e os tipos de aposentadoria: por incapacidade permanente para o trabalho, aposentadoria compulsória, aposentadoria voluntária e aposentadoria voluntária do servidor com deficiência.
Após a apresentação das regras para a aposentadoria, a psicóloga Merissa Vaz Sampaio Rosa Tamioso, do Serviço de Bem-Estar do TCE GO, fez uma reflexão com os colaboradores da AGR sobre os ciclos da vida e a necessidade do planejamento para o futuro, que inclui uma pauta extensa de possibilidades de coisas a se fazer após o término do ciclo de trabalho prestado ao Estado. Dentre outras atitudes requeridas de quem quer se aposentar está, inclusive, a do desapego do próprio serviço. “É preciso organização, planejamento e preparação”, acentuou a psicóloga.
No período da tarde, a GGI reuniu sua equipe técnica para uma imersão nos principais temas relativos à aposentadoria dos servidores da AGR, em uma mesa-redonda realizada também no auditório da Agência.
Participaram do Encontro de Previdência da AGR, o conselheiro Paulo Tiago Toledo Carvalho; os diretores Thiago Nepomuceno, de Regulação e Fiscalização, e Andrea Bonanato, de Gestão Integrada; e os gerentes Alexandre Ferraz, da GGI; Daniela Fleury, da Secretaria Geral; Rafael Barbosa, de Regulação Econômica e Desestatização; e Idelma Rodrigues, de Finanças e Dívida Ativa; e o chefe de Gabinete, Breno Pereira da Silva; além de coordenadores e técnicos das diferentes áreas.
Pela GoiasPrev, estiveram no evento, o gerrente de Aposentadoria, Josimio Coelho, e a coordenadora de Aposentadoria, Jodelma Faleiro. Pelo TCE, participou, também, a chefe do Serviço de Bem-Estar do Servidor, Camila Savastano de Toledo; e, pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), o assessor especial estratégico Ney Nogueira.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás