AGR completa 23 anos de fundação



Data será comemorada pela autarquia num café da manhã, com os demais aniversariantes do mês, e homenagens aos que estão na agência desde o início da sua criação, em 1999

A Agência Goiana de Regulação (AGR) completa 23 anos nesta sexta-feira (11/11), cumprindo uma etapa importante na implementação da atividade regulatória no estado de Goiás. De acordo com o presidente da autarquia, conselheiro Wagner Oliveira Gomes, em meio a todos os desafios e complexidades que essa atividade requer, a agência está, neste momento, concluindo a preparação de uma agenda regulatória para o próximo biênio, com os principais desafios e indicando um norte para o trabalho de regulação nos vários setores regulados pela AGR. 

A data de criação da autarquia, pela Lei 13.569/1999, será celebrada pelos conselheiros, gestores e demais colaboradores durante café da manhã com os aniversariantes do mês e homenagens aos pioneiros, aqueles que estavam na agência desde a sua criação. No evento, eles serão agraciados com certificado de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados aos usuários dos serviços públicos delegados e falarão de suas trajetórias dentro da AGR. 

Pilares

“A regulação é um desafio hoje, não apenas no estado de Goiás, mas, também, em nível nacional e, eu diria, até internacional; e a AGR, com uma estrutura multissetorial, desenvolve atividades de regulação em vários setores econômicos, como energia, saneamento, transporte, terminais rodoviários, o que exige uma equipe com uma capacidade de absorver conhecimento de todos esses segmentos”, ressalta o conselheiro presidente. Para dar mais efetividade às ações da agência, foram definidos, pela atual gestão, quatro pilares estratégicos, sendo o primeiro deles, a agenda regulatória. 

Outro pilar, conforme destaca o presidente da AGR, diz respeito à aplicação da tecnologia da informação, visando aprimorar os processos da agência, tanto no sentido regulatório quanto no controle e na fiscalização. “Entendemos que o aumento da eficiência e da produtividade se dará, sobretudo, com a aplicação de tecnologia”, acentua, justificando que, neste momento, “a AGR lança mão de todas as técnicas disponíveis de tratamento de dados, para agilizar a tomada de decisões; de informações em tempo real, para auxiliar a fiscalização; e de inteligência artificial, para o cruzamento de dados e verificação de conformidades; enfim, todo um conjunto de ações para atender a objetivos estratégicos”, completa.

Outro pilar estratégico, segundo, ainda, o presidente da AGR é o atendimento ao usuário. “Estamos fazendo um trabalho forte para aprimorar os nossos canais de relacionamento com o cidadão, seja ele telefônico, pela web, através das mídias sociais e outros, para possibilitar aos cidadãos goianos várias formas de relacionamento com a agência”, diz. Está sendo implantado na AGR a Unidade de Resposta Audível (URA), no atendimento telefônico, e um atendimento mais rápido e inteligente por chatbot.

Por fim, várias ações estratégicas, conforme destaca Wagner Oliveira Gomes, estão em andamento na área de comunicação da AGR, entre elas a reformulação do site oficial, agora com informações atualizadas sobre os serviços, normativas, legislações e orientações aos usuários e investidores; e reforço na identidade visual da agência. “A AGR é um provedor de informações para os usuários dos serviços públicos e também para os demais órgãos do governo e para os segmentos representativos dos investidores, por isso a comunicação é muito importante”, ressalta. Segundo o presidente da AGR, nos próximos dias, os canais digitais da agência serão incrementados para a divulgação das principais atividades regulatórias e seus resultados. “Queremos aproximar a AGR de toda a população, que é usuária dos serviços de água, esgotamento sanitário, energia, transporte. É para eles que a agência existe, há 23 anos”, completa.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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