AGR capacita servidores para uso de Inteligência Artificial e aumento da produtividade

Iniciativa organizada pela Rede TransformaGOV da AGR, em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), busca desmitificar a tecnologia e apresentar ferramentas práticas para aprimorar processos e modernizar a prestação de serviços
A Agência Goiana de Regulação (AGR) promoveu, na manhã desta terça-feira (9/9), uma palestra de introdução à Inteligência Artificial (IA) para seus colaboradores. O evento, realizado no auditório do edifício-sede da Agência, foi organizado pela Rede TransformaGOV da AGR, representada pelos servidores Sinnara Gomes de Godoy, da Gerência de Gestão Institucional, e Helbert Maik Barros Neves, da Gerência de Tecnologia, com apoio da Secretaria de Estado da Administração (Sead).
A ação faz parte de um esforço do Governo de Goiás para intensificar o uso de novas tecnologias e melhorar a administração pública. Na abertura do evento, o presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, disse que saber usar ferramentas de IA é hoje um conhecimento fundamental.
“Em pouco tempo, poderemos diferenciar as profissionais que conhecem e utilizam ferramentas de inteligência artificial daquelas que ainda não conhecem. Isso será um diferencial profissional para todos nós”, afirmou o presidente. Ele reforçou que a tecnologia é uma ferramenta de apoio: “A inteligência artificial não substitui a atuação humana, mas facilita o nosso trabalho. Se soubermos usar, o resultado final será o aumento da nossa produtividade”.

Receita de bolo
A apresentação foi conduzida pelo analista de Gestão Governamental da Secretaria da Administração (SEAD), Guilherme Costa. Ele mostrou exemplos práticos de como a IA pode resolver problemas do dia a dia. Um dos casos foi o da própria Sead, onde uma tarefa de análise da folha de pagamento se tornou muito mais rápida. “O procedimento que levava três dias, hoje ele leva 15 minutos”, contou.
Para explicar de forma simples, Costa comparou a IA a uma “receita de bolo” que mistura computação, dados e os comandos certos. Ele destacou que a experiência do servidor é o fator mais importante. “A melhor coisa para você trabalhar com a IA é que você seja especialista no seu trabalho. Você precisa saber se a informação gerada está certa ou errada”, explicou.
Durante a palestra, foram mostradas ferramentas que permitem criar apresentações e painéis visuais com dados (conhecidos como BI) em poucos minutos. Na AGR, isso poderá ser usado para analisar contratos ou organizar os pedidos e reclamações feitos à ouvidoria, permitindo que os servidores se dediquem a tarefas mais complexas.
O evento também tratou da segurança e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A recomendação foi clara: não usar dados pessoais ou sigilosos em ferramentas públicas de IA. Foi informado que o Governo de Goiás já está desenvolvendo alternativas seguras para uso interno.
Ao final do evento, o palestrante Guilherme Costa reforçou a importância do encontro. “Este é o pontapé inicial. A IA precisa ser implantada no serviço público, e por ser a AGR uma área de fiscalização, temos que ter mais cuidado e planejamento”, disse. Ele concluiu com uma mensagem de incentivo aos servidores: “Não se assustem; a IA veio para ajudar o nosso futuro, principalmente na AGR e no estado de Goiás”.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás.


