AGR apresenta trabalhos técnicos no XIII Congresso Brasileiro de Regulação
Agência participa também de painéis e da ExpoAbar, em estande conjunto com as agências reguladoras municipais, parceiras na regulação e fiscalização do saneamento em Goiânia, Rio Verde e Anápolis
A Agência Goiana de Regulação (AGR) participa, de 18 a 20 deste mês, em São Paulo, do XIII Congresso Brasileiro de Regulação e ExpoAbar, promovido pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar). Com dois trabalhos técnicos selecionados nas áreas de saneamento básico e bens desestatizados, a Agência também participa de debates em quatro painéis distintos em torno de temas relevantes para a regulação do transporte, saneamento, mobilidade e inovação tecnológica. Pela primeira vez, a AGR estará no maior evento de regulação do País ao lado das agências reguladoras municipais de Goiânia, Rio Verde e Anápolis, com as quais mantém parcerias na regulação do saneamento.
Os trabalhos da AGR selecionados para o XIII Congresso versam sobre a “Regionalização dos Serviços de Saneamento Básico – estudo de caso”, de autoria de Eduardo Henrique da Cunha e Alessandra Francisca dos Santos; e sobre a “Regulação em Terminais Rodoviários de Passageiros: como promover melhorias”, de autoria de Sinnara Gomes de Godoy e Graciela Profeta. Esses trabalhos serão apresentados, respectivamente, no dia 19, às 9h20 no auditório São Paulo – B; e no dia 20, às 8h40, no auditório Morumbi.
O presidente do Conselho Regulador da AGR, Wagner Oliveira Gomes, é um dos convidados para o painel “A importância da fiscalização sobre o transporte clandestino para o transporte rodoviário de passageiros”, que será realizado no dia 18, das 15h às 16h, no auditório Liberdade, e que terá como moderador Milton Persoli, da Artesp. Serão painelistas, também, os convidados Mateus Teodoro, da Arce, Caroline Tomaquevez, da Agems, e Felipe Augusto Silveira Behrens, da Agerba.
O diretor de Regulação e Fiscalização, Thiago Nepomuceno Carvalho, será o moderador no painel “Indenização e reversão de ativos no setor de saneamento”, no dia 19, das 16h15 às 17h15, no auditório São Paulo – B. O painel terá ainda como participante Luiz Antonio de Oliveira Júnior, da Arsesp, Carlos Wertang Lebelein, da LMDM Consultoria, Auta Leal Marinho de Araújo, da ANA, e Rui Cunha Marques, da RPG Reinfra.
No dia 20, a gerente de Tecnologia e Apoio Administrativo, Luciana Dutra Martins, é uma das convidadas para o painel “A regulação e a fiscalização do futuro. Tecnologia, monitoramento, inteligência artificial… As novas competências necessárias ao agente regulador”, no auditório Liberdade, das 17h15 às 18h15. O painel terá como moderador Santi Ferri, da Artesp e demais painelistas Leandro Silva, da Codemge, Marisa Satiko Miyashiro de Oliveira, da Agems, e Claude Soares Ribeiro de Araújo, da ANTT.
Cooperação
A AGR estará na ExpoAbar num estande coletivo com as demais agências que atuam no estado de Goiás, que são a Agência de Regulação de Goiânia (AR), a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico de Rio Verde (Amae) e a Agência Reguladora do Município de Anápolis (ARM). A AGR tem convênio com as duas primeiras para a regulação do saneamento básico nos respectivos municípios e tem estado próxima da agência de Anápolis, para troca de experiências e discussões sobre saneamento naquele município.
Para o presidente da AR, Hudson Rodrigues de Novais, Goiás sai na frente nessa questão de parceria das agências de regulação. O trabalho conjunto, segundo ele, tem rendido bons frutos para a sociedade. “Essa parceria permite melhorar a qualificação de todos os nossos colaboradores, e temos nos preparado tecnicamente para, cada dia mais, fornecer condições para serviços adequados à população”, disse. Ele destacou que todas as agências do estado são especializadas em saneamento e que a regionalização do estado, com a criação das microrregiões, todas terão muito trabalho pela frente e vão poder desenvolver a regulação do saneamento básico.
A AR teve um trabalho selecionado para ser apresentado no Congresso, que é a “Análise dos dados no controle de cortes de asfalto em serviços de saneamento básico”, de autoria de Bruno Rocha, Renata Rosa Bernardes Lima, Arlen Oliveira de Menezes, Byanna Cavalcante Silva e Hudson Rodrigues Rodrigues de Novais. O trabalho apresenta uma abordagem inovadora para o controle do quantitativo de cortes de asfalto corrigidos em serviços de saneamento básico, por meio do uso de ferramentas de análise de dados. A apresentação oral está programada para o dia 19, no auditório São Paulo B, das 10h40 às 11h40.
Robson Torres, da Agência de Regulação de Anápolis (ARM), ressaltou que a parceria entre as agências é fundamental para a troca de informações, de experiências. “A todo momento, temos novos desafios; primamos pela celeridade e pela eficiêrncia no atendimento à população, e através dessas parcerias, da troca de informações, da união entre as agências, poderemos alcançar a universalização dos serviços de água e esgotos”, acentuou.
Bruno Botelho Saleh, presidente da Amae, afirmou que a agência está em constante evolução, e que a troca de conhecimentos e a colaboração são essenciais para o aprimoramento da eficácia da regulamentação em benefício de toda a sociedade. “Participar do XIII Congresso Brasileiro de Regulação, ao lado de outras agências reguladoras goianas, promove a coesão entre as agências e o desenvolvimento do setor de regulação no estado de Goiás”, disse.
Segundo o presidente da AGR, Wagner Gomes, a Agência tem avançado na agenda regulatória proposta para 2023 e 2024, tanto na regulação do saneamento quanto na regulação do transporte e que esse trabalho é fruto da capacitação dos colaboradores e do investimento em novos sistemas e novas tecnologias. “Mas, nada disso seria possível se não houvesse a cooperação entre as agências reguladoras. Então, é com esse espírito de dividir e trocar expriências é que a gente participa desta edição do Congresso da Abar”, afirmou.
Agência Goiana de Regualão, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás