Aberto prazo para envio de dados de saneamento ao Sinisa

Prestadores e municípios devem observar as datas limites e fornecer as informações ao sistema nacional que subsidia políticas públicos para o setor

O Ministério das Cidades deu início à nova etapa de coleta de dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (Sinisa), tendo como base o ano de 2024. O sistema, que substituiu o antigo Snis, é responsável por reunir informações geradas pelos prestadores dos serviços e pelos municípios relativas ao fornecimento de água, ao esgotamento sanitário, à coleta de lixo e à drenagem urbana.

As informações que alimentam o Sinasa são utilizadas pelo governo federal, por agências reguladoras, por gestores municipais e estaduais, além de pesquisadores e órgãos de controle, com o objetivo de aprimorar a gestão e o planejamento do setor em todo o país.

Para os prestadores dos serviços de saneamento que atendem apenas um município, o prazo para o envio dos dados vai até 15 de julho. Para os prestadores regionais, que atendem mais de uma cidade, o prazo termina em 4 de agosto. As prefeituras devem acessar o módulo Gestão Municipal para informar os dados sobre soluções alternativas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Cumprir os prazos e preencher corretamente as informações é essencial para que Goiás continue apto a receber recursos federais e possa investir em melhorias no setor. O acesso deve ser feito pelo site: sinisa.cidades.gov.br.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo