AGR recebe secretária do Entorno do Distrito Federal

Durante encontro, foram apresentadas as ações da autarquia no que se refere à regulação do saneamento básico e do transporte intermunicipal naquela região, entre outros assuntos

O presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Wagner Oliveira Gomes, recebeu, nesta terça-feira (20/08), a visita da secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury de Lima, com quem conversou sobre as atividades regulatórias que a autarquia desenvolve naquela região, tanto em saneamento básico quanto no transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. Por sua vez, a titular da pasta do Entorno reforçou sua atenção com a questão da mobilidade na região.

Acompanhado do diretor interino de Regulação, Eduardo Henrique da Cunha, do assessor Thiago Nepomuceno, do gerente de Transportes, Delano Pacheco, e do chefe de Gabinete, Breno Pereira da Silva, o presidente da AGR destacou o trabalho conjunto que vem sendo feito com a Adasa, do Distrito Federal, visando uma regulação compartilhada do consórcio Caesb Saneago que opera o Sistema Corumbá IV. Da mesma forma, as duas agências reguladoras estão trabalhando na regulação do sistema de abastecimento de Águas Lindas.

Quanto ao transporte intermunicipal de passageiros no Entorno, Wagner Oliveira Gomes lembrou que a AGR tem aprovado novas linhas intermunicipais, incluindo as linhas em modelo semiurbano, para atender cidades da região, entre elas a de Formosa a Planaltina de Goiás, Formosa a Caldas Novas, Cristalina e outras. Ele explicou que a AGR passou a autorizar empresas no regime de livre concorrência e liberdade tarifária, o que permite a entrada de mais de uma empresa em cada trecho.

O presidente da AGR lembrou que a agência também tem agido na fiscalização do transporte com parcerias, o que vem permitindo um aumento do número de abordagens que já chega a 5 mil neste ano, com um número expressivo de veículos removidos aos pátios públicos.

Eles também conversaram sobre o modelo de gestão adotado no transporte metropolitano de Goiânia e que vem, ao longo dos anos, possibilitando o congelamento da tarifa para o usuário, com o subsídio garantido pelo governo estadual e pelos municípios da região. Nesse sistema, a AGR é responsável pelo cálculo da tarifa de remuneração do sistema. Quanto à possibilidade de levar esse modelo para a região do Entorno, Maria Caroline destaca que é preciso discutir a governança, com a participação do governo federal.

Ao final da reunião, o presidente da AGR se colocou à disposição da secretária do Entorno para um maior alinhamento das principais questões afetas às duas pastas.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo