Serviço móvel amplia abrangência da AGR no estado


Veículo equipado para atender a população em cidades do interior e bairros mais distantes na região metropolitana está pronto, e em breve equipes da Ouvidoria Setorial da agência percorrerá o estado para ouvir de perto as demandas de usuários dos serviços públicos. A AGR Móvel foi inaugurada pelo governador Ronaldo Caiado, no lançamento da Temporada Mais Araguaia

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, ao lado do presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Wagner Oliveira Gomes, o novo serviço itinerante da AGR, durante o lançamento da Temporada Mais Araguaia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A van equipada com mesa de atendimento, gerador de energia e toldo para acomodação externa dos usuários será utilizada pelas equipes da Ouvidoria Setorial da AGR para levar informações à população sobre as atribuições da agência e ouvir as demandas dos usuários dos serviços públicos.

Os trabalhos vão começar pela região do Vale do Araguaia. “Com essa unidade móvel, nós vamos conseguir atender o usuário de saneamento, de energia, de transporte de passageiros, deslocando com os programas de Governo para todo o estado; então é a AGR saindo de Goiânia e indo para todos os municípios”, disse Wagner Oliveira Gomes ao governador que conheceu a van da AGR Móvel e parabenizou a agência pelo trabalho, pela participação nas ações do Governo e pela projeção nacional. “É Goiás na estrada”, enfatizou Ronaldo Caiado.

O presidente da AGR lembrou que além de ouvir os usuários, a AGR Móvel estará divulgando serviços como o da tarifa social da água e da tarifa social de energia que grande parte da população desconhece, além dos benefícios do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, como os da gratuidade para idosos e pessoas com deficiência. Durante a Temporada Mais Araguaia, a AGR estará com duas frentes de atuação, com equipes no trabalho itinerante de Ouvidoria e com equipes de fiscalização de transporte nas principais vias de acesso às cidades do Vale do Araguaia, visando coibir o transporte clandestino.

As cidades que vão ser palco de atrações culturais, ou seja, Aruanã, Aragarças, Britânia, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia, estarão nas rotas das equipes da AGR que vão levar informações importantes para a solução de problemas relacionados aos serviços públicos e também cumprir agendas nas prefeituras, secretarias municipais, nas câmaras e nos escritórios das concessionárias. O papel da AGR nessas agendas é intermediar as demandas das localidades junto aos prestadores de serviços.

O ouvidor setorial, Francisco Vieira de Macedo, e sua equipe farão três rotas na temporada, começando pela região de Aragarças, subindo depois para a região de Aruanã e, depois para a região de São Miguel do Araguaia. Em todas as cidades, os colaboradores da AGR farão visitas aos veículos de comunicação, esclarecendo os usuários sobre seus direitos quando o assunto for serviços públicos regulados.

Números
No ano passado, as ações itinerantes da Ouvidoria Setorial da AGR resultaram em visitas a 32 municípios, participando das operações Goiás Alerta e Solidário, Temporada Mais Araguaia e Justiça Itinerante. Neste ano, já foram visitados 19 municípios, nas operações Goiás Alerta e Solidário, Deputados Aqui, da Assembleia Legislativa, e Agro Social, da Emater. A Ouvidoria da AGR é uma das principais ouvidorias públicas do Estado, tendo atendido no ano passdo mais de 10 mil atendimentos. Em 2024, já foram realizados 3.100 atendimentos aos usuários dos serviços públicos.

As equipes de fiscalização do transporte vão reforçar a presença nos principais acessos às cidades turísticas, contando com uma frota renovada, uniformes novos, equipamentos de sinalização e proteção e tecnologia adequada às abordagens e autuações. A AGR fez convênio com empresas de pátios e guinchos em todas as regiões do estado, o que tem resultado numa maior eficácia dessas ações que podem culminar com apreensões dos veículos irreguladores. Atualmente, a AGR mantém também um convênio com a Secretaria de Segurança Pública, o que garante maior segurança para os fiscais nas operações que são acompanhadas pelos policiais militares.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo