AGR realiza primeira compra na plataforma Sislog
Novo sistema substitui o ComprasNet e possibilita o monitoramento de todas as fases das aquisições dos órgãos do governo estadual, de forma centralizada, sendo também integrado ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI), o que facilita a juntada e a assinatura de documentos
A Gerência de Tecnologia e Apoio Administrativo da Agência Goiana de Regulação (AGR) realizou, nesta segunda-feira, a primeira compra no Sistema de Logística de Goiás (Sislog), que começou a operar este ano, em substituição ao antigo ComprasNet. A plataforma só opera de acordo com a nova lei de licitações, a Lei 14.133/2021 e, entre outras novidades, traz a modalidade do diálogo competitivo, que permite às empresas participarem dos processos de licitação desde a sua concepção.
Segundo a gerente de Tecnologia, Luciana Dutra Martins, a expectativa de utilização da nova plataforma era grande pelas possibilidades que ela oferece. “O Sislog tem um visual mais intuitivo e, por ser integrado ao sistema SEI, permite que os documentos criados no Sislog possam ser replicados no SEI para serem assinados”, observa. Conforme destaca, em breve também será possível fazer toda a gestão de contratos, vencimentos, gestor, volume de compras, preços, fornecedor, tudo em um módulo que vai facilitar ainda mais a gestão das compras.
Luciana explicou que para utilizar o Sislog, toda a equipe de compras passou por capacitações voltadas para a certificação em compras governamentais na Escola de Governo. Os membros da Comissão designada para a primeira contratação do ano da AGR é integrada pelos colaboradores Luciana Dutra Martins, Andrea Bonanato, Silvio Bonifácio, Gustavo Kossa, Helton Nunes, Gabriel Rodovalho e Milton Eliseu da Silva.
Primeira aquisição
A primeira contratação da AGR no Sislog refere-se a uma modalidade de contratação direta com a dispensa de licitação, para a contratação de serviços de streaming (transmissão e distribuição digital) para as reuniões das Câmaras Técnicas.
De acordo com Gabriel Rodovalho, que acompanhava a fase da disputa, das 8h às 13h, seis empresas haviam se habilitado para essa contratação. Na fase da disputa, as empresas colocam na plataforma suas propostas com os preços dos serviços. Encerrada a fase da disputa, a agência passa a analisar as propostas apresentadas e qual a de menor preço. Eleita a vencedora, ainda serão analisados todos os documentos e a qualidade e viabilidade da proposta escolhida.
Caso ocorra algum problema posterial, segundo acrescenta Gabriel Rodovalho, refaz-se as duas últimas etapas no mesmo processo, até que a proposta escolhida atenda à demanda do órgão.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás