AGR participa da Temporada Mais Araguaia, lançada pelo Governo de Goiás



Equipes da Ouvidoria Setorial e da Fiscalização do Transporte de Passageiros estarão na região, orientando usuários do transporte intermunicipal e atendendo a população nas suas demandas sobre serviços de energia e de saneamento básico

A Agência Goiana de Regulação (AGR) participa, no mês de julho, da Temporada Mais Araguaia, uma ação do Governo de Goiás que integra vários órgãos estaduais com o objetivo de levar mais alegria, proteção e segurança àqueles que vão passar as férias na região do Vale do Araguaia. “Será o maior evento que o Araguaia já assistiu em toda a sua história”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, nesta segunda-feira (29), ao lançar a temporada, ao lado de secretários de Estado, dirigentes de autarquias e comandantes das forças de segurança que desenvolverão ações educativas e preventivas em oito municípios da região. 

O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, que participou da cerimônia de lançamento, na Praça Cívica, destacou que a agência reguladora estará presente com o programa Ouvidoria Itinerante, visitando pontos de maior fluxo de turistas durante a temporada e também com as equipes de fiscalização do transporte de passageiros. Ele observou que há uma atenção muito grande da AGR nesse período de férias, em relação ao transporte clandestino e em relação ao transporte não autorizado. 

Segundo orientou, sempre que alguém for contratar um fretamento para uma viagem turística, deve se certificar se a empresa está devidamente cadastrada junto à AGR. O transporte sem autorização, em que o veículo não possui cadastro na agência nem foi vistoriado por empresa devidamente credenciada, oferece riscos e transtornos aos passageiros, que podem ter a viagem interrompida pelas equipes de fiscalização da AGR. 

A Ouvidoria Setorial terá postos de atendimentos para ouvir as demandas dos consumidores de energia e também dos usuários de saneamento básico. As equipes percorrerão também os terminais rodoviários de Aragarças, Aruanã, Bandeirantes, Britânia e São Miguel do Araguaia. Interrupções no fornecimento desses serviços poderão ser comunicadas às equipes que prontamente intermediarão as demandas junto às concessionárias. 

Para assegurar uma melhor oferta de serviços de transporte regular de passageiros, a AGR fará um esforço junto às empresas operadoras do sistema, a fim de que sejam ampliados os horários de viagens e utilizados veículos mais confortáveis, como os dos serviços não convencionais leito e semileito. As alterações nos quadros de horários das empresas para essa região serão divulgados no site da AGR. 

Prestigiaram o lançamento da temporada, ainda: a diretora de Gestão Integrada da AGR, Andrea Bonanato; o gerente de Saneamento Básico, Eduardo Henrique da Cunha; o ouvidor Setorial, Francisco Vieira de Macedo; o chefe de Gabinete, Breno Pereira da Silva; e a coordenadora de Fiscalização, Cristina Zanin; além das equipes da ouvidoria e da fiscalização do transporte de passageiros.

Durante a operação Temporada Mais Araguaia, a AGR oferecerá, entre outros serviços, o cadastro de transporte turístico, plantão para licenças de viagem, plantão da ouvidoria para todos os serviços regulados pela agência, fiscalização do transporte rodoviário, fiscalização de terminais e intermediação entre prefeituras e prestadores de serviços públicos (Saneago, Equatorial e Empresas de ônibus) para garantir uma temporada tranquila aos visitantes. 

Em entrevista coletiva, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância da operação planejada de forma integrada entre os vários órgãos e que leva segurança, diversão, conscientização ambiental e geração de emprego e renda para a região. O Governo prevê investimentos da ordem de R$ 14 milhões para ações e serviços nos municípios. Outros R$ 25 milhões estarão disponíveis para o turismo, pelas linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). 

Ronaldo Caiado destacou, também, o potencial da pesca esportiva da região; a importância de se preservar a riqueza ambiental do Araguaia; a destinação correta do lixo produzido durante a temporada; e o cuidado com a saúde, principalmente com a vacinação contra a gripe. Ao final, ele conclamou os municípios a se esforçarem para que cada uma delas seja a mais receptiva, mais carinhosa e mais aconchegante com todos aqueles que forem passar a temporada no Araguaia. 

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo