Processos e Downloads
|
A metodologia é composta por uma série de processos e para cada um deles são descritos seu objetivo, entradas, atividades e correspondentes saídas.
Plano de Ação do Projeto – PAP
O objetivo maior dos processos de planejamento é a elaboração do Plano de Ação do Projeto (PAP). A base para o planejamento é a definição do escopo, indicando o que vai ser entregue. Com base no escopo é possível planejar os prazos e os custos para a execução do trabalho.
O PAP registra o planejamento previsto do projeto e é elaborado após autorização formal do TAP. O responsável indicado pelo Órgão deve elaborar o Plano de Ação do Projeto para aprovação do Líder do Programa, e posterior execução das etapas definidas.
Este documento contempla o cronograma do projeto, o escopo (etapas/atividades), prazos, custos para cada etapa, também informações como qual o responsável pela atividade (recurso humano), riscos identificados e para aquelas que contêm custo, qual a fonte de recurso será utilizada. O Plano de Ação do Projeto pode conter ainda informações do Plano de Comunicação do projeto, definindo qual informação é mais apropriada para atender as expectativas do stakeholder, o formato mais efetivo das mensagens e sua forma de entrega. É um instrumento de extrema importância para o gerenciamento da execução do projeto, visto que este informa e delimita as ações para a entrega do produto final à sociedade.
Na Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Estado, os elementos do Plano de Ação do Projeto podem ser preenchidos em planilha ou na ferramenta de gerenciamento de projetos (EPM).
Para a elaboração do Cronograma do Projeto, a Instrução de Trabalho – IT_CRONOGRAMA poderá servir como base de orientações (Anexo).
Uma das ferramentas utilizadas para auxiliar o processo de planejamento é a dinâmica do PROJECT MODEL CANVAS (documento Anexo – Instrução de Trabalho – IT_PM CANVAS).
Downloads