Governo de Goiás participa da CoopsParty Summit 2024
Evento recebe apoio por meio da Secretaria da Retomada, que leva os serviços disponíveis para fomentar ações de cooperativismo no estado
A Coopsparty Summit 2024 é uma iniciativa do Sistema OCB/GO (Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás), com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, e participação de outras pastas. Inspirado no formato da Campus Party, com expectativa de reunir mais de mil participantes, entre empreendedores, startups, investidores e grandes empresas, o evento acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro de Convenções da PUC Goiás, e tem como objetivo promover a inovação no cooperativismo.
O governador Ronaldo Caiado participou da abertura da CoopsParty Summit 2024 e destacou o avanço do cooperativismo em Goiás, bem como a consolidação do estado como polo de inovação no Brasil. “Queremos transformar Goiás em um centro de referência nas áreas de tecnologia e inovação”, declarou ele. Em palestra durante o evento, realizado no Centro de Convenções de Goiânia, Caiado também ressaltou a intenção de aproximar cada vez mais as cooperativas e o Governo de Goiás.
“No estande do Governo de Goiás, estamos com orientação para capacitação e assessoria na estruturação de cooperativas. Nossa equipe acompanha todo o processo até o pleno funcionamento, em parceria com outros órgãos estaduais e a OCB Goiás”, destaca o secretário de estado da Retomada, César Moura.
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) também participa da programação com palestras e mentorias, além de apresentar startups participantes de programas de incentivo do Hub Goiás, o primeiro centro público de excelência em empreendedorismo inovador do Centro-Oeste.
Cooperativismo goiano
Em 2023, foram identificadas 260 cooperativas registradas em todo o estado, segundo dados do estudo “Panorama do Cooperativismo em Goiás”, realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), a pedido do Sistema OCB/GO. Elas estão distribuídas nos segmentos agropecuário; de consumo; crédito; infraestrutura; saúde; trabalho; produção de bens e serviços; e transportes. Com 82 unidades, o setor agropecuário lidera o movimento, seguido pelo de transporte. Juntos, eles somam mais de 50% de todas as cooperativas vinculadas à OCB/GO.
As cooperativas são responsáveis pela geração de mais de 15 mil empregos em Goiás, com mais de 464 mil cooperados, entre pessoas físicas e jurídicas. Apenas em 2022, as associadas ao Sistema OCB/GO somaram R$ 30,9 bilhões de receitas no estado, impactando cerca de 1,5 milhão de pessoas. Os municípios de Mineiros, Rio Verde, Piracanjuba e Jataí concentram o maior número de cooperativas ativas no território goiano.