Governo de Goiás anuncia mais de R$ 4 milhões para temporada “Mais Araguaia 2024”

Recursos serão usados em inúmeras ações, como estrutura para eventos, apresentações artísticas, capacitação profissional e incentivo para microempreendedores

O turismo e o lazer, que sempre movimentam as “praias” dos goianos a cada temporada no Araguaia, vão ganhar a adesão de diversos serviços do Governo de Goiás nas cidades e acampamentos ao longo do rio mais famoso do estado. As novidades foram apresentadas durante lançamento da temporada “Mais Araguaia 2024” nesta quarta-feira (29/05), na esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Com o apoio estratégico da Secretaria da Retomada, as cidades de Aruanã, Aragarças, Britânia, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia serão palco de uma gama de atividades durante o mês de julho, que vão desde apresentações artísticas até ações de educação ambiental e segurança.

Goiás vai investir mais de R$ 4 milhões para atender e dar suporte à população e todos os prefeitos da região.

Capacitação
A proposta do Governo de Goiás é investir na capacitação de empreendedores locais, visando impulsionar a economia das regiões ribeirinhas do Araguaia. Assim como em 2023, a população interessada em empreender está recebendo capacitação pelo Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) em áreas voltadas ao turismo, em cursos de culinária com pescado, condutor de turismo para pesca e outros. Além disso, a Secretaria de Estado da Retomada vai atuar com apoio a pequenas empresas, disponibilizando estrutura para o trabalho dos comerciantes.

Com recursos do Ministério do Turismo, a Goiás Turismo vai adquirir equipamentos de proteção e segurança para os bombeiros. Ações promocionais de pesca esportiva, distribuição de materiais turísticos, como o do gibi do “Educadinho”, e pesquisa de perfil do turista também integram os planos para a temporada.

A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) vai garantir a diversão do público infantil com a Rua do Lazer, uma estrutura montada em ambiente acessível com futebol de sabão, brinquedo inflável, pebolim, mesa de tênis, cama elástica e cesta de basquete. Já a Secretaria do Meio Ambiente (Semad) vai promover ações de educação ambiental e fiscalização, para coibir infrações e crimes ambientais, principalmente àqueles relacionados com pesca predatória. Em Aruanã, haverá um estande para atendimento ao turista e emissão da carteira de pesca.

Segurança
O Corpo de Bombeiros terá efetivo de 380 profissionais distribuídos em nove postos operacionais ao longo do rio, aumento de 30% no efetivo em relação ao ano passado, realizando trabalho preventivo contra afogamentos e acidentes com embarcações, entre outras ações. O trabalho dos bombeiros vai contar com UTI aérea e helicóptero em dias de maior movimentação turística.

Já o Batalhão de Polícia Militar Ambiental vai trabalhar com 110 servidores e policiamento náutico com 16 embarcações, além da fiscalização nas barreiras rodoviárias para coibir a prática de crimes ambientais e crimes comuns. O Comando de Operações do Cerrado fará a segurança nas propriedades rurais que margeiam o Araguaia e nas estradas vicinais que dão acesso ao Mato Grosso.

O transporte de passageiros será fiscalizado por equipes volantes da Agência Goiana de Regulação (AGR), que manterá uma unidade de serviços de ouvidoria na região, a AGR Móvel, para atender demandas relacionadas ao saneamento básico, à energia elétrica e ao transporte rodoviário intermunicipal.

Noite festiva
O evento inaugural da temporada, que contou com a participação ativa de autoridades locais e entusiastas do turismo, iniciou-se com uma performance da banda de música do Corpo de Bombeiros, seguida pela animada apresentação do DJ Múcio. Na sequência, Marcelo Barra envolveu a plateia com músicas cuja melodia remetem à essência do Rio Araguaia. O cantor empresta, para slogan da temporada, um verso de uma de suas canções: “Meu Araguaia, suas areias cobriram meus pés”.

O encerramento, em parceria com o Sesc Goiás, ficou por conta do renomado Toni Garrido. Na área de alimentação, microempreendedores capacitados pelo Colégio Tecnológico (Cotec) ganharam a oportunidade de divulgar e vender seus produtos.

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