Equipe da Retomada acompanha visita técnica a projeto de produção de vinho e suco de uva em Ipameri

Goiás pode estar caminhando no sentido da fortalecimento de um Arranjo Produtivo relacionado com a vitivinicultura, que é a atividade relacionada com a produção de uvas e vinhos e de sua exploração econômica. Experiência nesse sentido vem sendo desenvolvida, por exemplo, no município de Ipameri, na região Sudeste do Estado, a partir da Unidade Universitária da Universidade Estadual de Goiás (UEG) naquela cidade. Nessa sexta-feira (16/10), representantes do Governo de Goiás e do setor empresarial foram recebidos pelo reitor interino da UEG, professor Valter Gomes Campos, e por membros da universidade na Fazenda Escola Experimental local para conhecerem o que tem sido feito e planejado a respeito do tema.

O evento foi realizado justamente no sentido de se estabelecerem parcerias entre a Universidade, o governo e a iniciativa privada para fomento da atividade. Para professor Valter Campos, o êxito da experiência em Ipameri mostra a produção de uvas e vinhos pode muito bem ocorrer no Cerrado com o manejo adequado. "É um novo campo de possibilidades que se abre para o nosso Estado e para os produtores. Saber que podemos produzir uvas e vinho de qualidade aqui é significativo. Mas é importante caminhar no sentido de incentivar e fomentar a atividade, inclusive a pesquisa que tem sido desenvolvida pela UEG e ampliar esse trabalho", disse.

Na ocasião, o coordenador da UnU Ipameri, professor Roberli Ribeiro Guimaraes, apresentou o trabalho de plantio de uvas viníferas e fabricação de vinhos desenvolvido na unidade, que se destaca pela alta qualidade das frutas produzidas, similares às das melhores regiões produtoras do mundo. Ele contou que a evolução dos plantios na Fazenda já levou à criação de um programa de extensão com oferta de curso de produção de uvas para agricultores familiares, já tendo sido qualificados mais de 120 produtores desde 2017.

De acordo com Roberli, o objetivo da UEG é utilizar a estrutura estabelecida na Fazenda Experimental para atividades de graduação, para o desenvolvimento de pesquisas e para a manutenção de programas de extensão rural, fomentando o cultivo regional como alternativa rentável para agricultura familiar.

Coordenador do projeto de vitivinicultura na Universidade, o professor Roberto José de Freitas falou a respeito do intenso trabalho de pesquisa e os experimentos realizados nos últimos anos na Unidade Ipameri no sentido de melhorar cada vez mais a produção. Segundo ele, além de tudo o que já foi e está sendo apresentado a partir do trabalho da UEG, ainda há muito potencial a ser explorado e desenvolvido na região.

O secretário de Cultura de Goiás, Adriano Baldy, afirmou que o projeto tem todos os requisitos básicos para ter sucesso: o envolvimento da academia, do governo e da iniciativa privada. "Já vimos projetos dentro da academia que não vingaram porque não incluiam a área privada, que realmente vai movimentar o recurso, e o governo. Essas três hélices, em conjunto, são básicas para o sucesso", explicou.

César Moura, secretário de Retomada do Estado de Goiás, afirmou que sua pasta colocará à disposição da UEG a estrutura do Arranjo Produtivo Local que já está estabelecido no município de Pirenópolis para a captação de recursos para o projeto da UnU Ipameri.  

Segundo Donalvam Maia, superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, a Secretaria de Agricultura quer trabalhar em conjunto com a UEG de maneira a estabelecer a ponte com o empresariado para que o projeto se traduza em emprego e renda. "São essas políticas públicas, que devem contemplar os pequenos, médios, e grandes produtores, que vão alavancar o Estado", completou.

Após as falas, os participantes foram convidados a fazer uma visita técnica a um vinhedo local onde as autoridades puderam conhecer as uvas plantadas na região e, na sequência, houve um momento para degustação de vinhos produzidos na vinícola da UnU Ipameri.

Vitivinicultura – Fazenda Experimental
O clima do cerrado, especialmente nas regiões de altitude, como no município de Ipameri, apresenta ótimas condições para a produção de uvas de qualidade.

Tendo em vista este potencial regional e o momento de expansão da viticultura em Goiás, a UEG está, desde 2011, fazendo o plantio de diferentes cultivares de uva na Fazenda Experimental da Unidade Universitária de Ipameri, Câmpus Sudeste, para o estudo de seu comportamento.

Além do trabalho com produção vinícola, a Fazenda Experimental da UnU Ipameri ainda abriga diversos projetos de pesquisas relacionados à produção de soja, produção de cevada, manejo do solo, irrigação, processamento de vegetais, frutas nativas do Cerrado, plantas medicinais e programas de extensão como o Dia de Campo, que busca divulgar novas tecnologias para a cultura da soja, milho e o ILPF.

A visita contou com a presença do reitor interino da UEG, professor Valter Campos; o coordenador da UnU Ipameri, professor Roberli Ribeiro Guimaraes; o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; o superintendente de Produção Rural Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Donalvam Maia; o secretário de Retomada do Estado de Goiás, César Moura; o secretário de Cultura do Estado de Goiás, Adriano Baldy; a gerente da regional Sebrae de Catalão, Fernanda Lobato; a coordenadora da UnU de Caldas Novas da UEG, professora Adriana Roveri das Neves; e o professor da UEG, Roberto José de Freitas, coordenador do projeto de vitivinicultura na Universidade.

UEG – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo