Caravana da Retomada e os desafios do desenvolvimento econômico

Rodrigo Rodrigues* 

No que diz respeito às missões que o Governador Ronaldo Caiado atribuiu a sua equipe de Governo, dentre tantas, destaco a de devolver Goiás aos goianos. Além de ampla, é uma determinação bastante desafiadora, pois aqueles que devem ser atendidos carecem das mais diversificadas e específicas demandas existentes.  Em cenário de pandemia, exaustiva e justificadamente abordado por todos, o desafio se maximiza, afinal, agora as necessidades generalizadas, ganham um ponto imprescindível, a forma particular com que cada município foi e é impactado. 

Solucionar tais peculiaridades geram a necessidade de um olhar mais acolhedor, mais intimista, que preze não por executar de forma absoluta as políticas públicas, mas sim, implantá-las de forma humana, entender que os desafios de quem está na ponta de todos os processos, são sentidos diretamente na pele. Para cumprir este papel, a Secretaria da Retomada lançou, em janeiro de 2021, a Caravana da Retomada. 

Desde então, 23 municípios já foram visitados pelas equipes do Governo de Goiás, o que resultou em mais de 600 orientações de acesso a linhas de crédito, via parceria com a GoiásFomento. Outro parceiro essencial neste programa é o Sebrae, responsável por cerca de 700 consultorias financeiras e de empreendedorismo. Vale ainda ressaltar as capacitações profissionais, sendo 250 em parceria com os Colégios Tecnológicos e 30 em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

Para devolver Goiás aos goianos é essencial conhecer as carências de cada cidade e região, além de saber das potencialidades econômicas e sociais. Esta orientação é seguida por nós da Retomada a partir da inspiração do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado e do nosso secretário César Moura.  O principal foco é estabelecer uma conexão direta, entre o cidadão goiano e os entes federativos, estaduais e municipais, nas mais diversificadas situações e formas de ganhar a vida em um Estado tão plural. O resultado deste esforço conjunto é promover desenvolvimento regional.

O contato direto com empresários, produtores rurais, artesãos, trabalhadores em busca de qualificação, membros de cooperativas, entre tantos outros, só é possível graças à parceria com as prefeituras de cada local atendido. 

Nestes primeiros meses de execução da Caravana da Retomada foi possível entender que seu sucesso até aqui é, também, por tratar de forma isonômica aqueles que foram afetados, cada qual a sua maneira, para que o resultado seja sedimentado, robusto e duradouro. A união entre poder público e iniciativa privada permite alcançar novas alternativas de explorar a atividade econômica, ensinando, aprendendo, corrigindo e compartilhando.  

*Rodrigo Rodrigues é gerente de Emprego e Renda da Secretaria da Retomada.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo