Artesanato goiano ganha destaque no Congresso Nacional

Exposição Goiás Feito à Mão é realizada no Salão Negro do Senado Federal pelo Governo de Goiás, como forma de divulgar o trabalho dos artesãos do estado

Com a presença dos artesãos goianos e de várias autoridades de Goiás e de outros estados, foi aberta nesta terça-feira (08) a exposição Goiás Feito à Mão, no Salão Negro do Senado Federal, com peças de decoração que representam a autenticidade e a pluralidade do artesanato produzido no estado.  A iniciativa da mostra é do Governo de Goiás, por meio das secretarias de Relações Institucionais (Serint) e da Retomada.

A mostra conta com peças feitas usando como matéria-prima a madeira, cerâmica, palha, cabaça e outros materiais, além da cutelaria. Entre os expositores, quatro são de Olhos D`água, distrito de Alexânia, conhecidos nacionalmente pelo artesanato produzido na região. A exposição vai até a próxima quinta (10), com visitação gratuita.

No primeiro dia do evento, autoridades e servidores do Congresso Nacional passaram pelo Salão Negro encantados com a beleza do artesanato goiano. Muitos demonstraram interesse em adquirir as peças, que no evento não estavam sendo comercializadas, e registraram o contato dos artesãos.

Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário titular da Serint, Lucas Vergílio, reforçou a importância do artesanato para a cultura de Goiás. “É um dia simbólico, primeira vez que artistas goianos fazem uma exposição dentro do Congresso. E com isso mostramos a nossa cultura, uma das potencialidades do nosso estado”, destacou.

Responsável pelas políticas públicas junto aos artesãos goianos, a Secretaria da Retomada abraçou a organização da mostra. “É por estar sensível ao potencial econômico e ao valor humano presentes na produção do artesanato goiano, que o Governo de Goiás tem se empenhado em capacitar, apoiar e valorizar nosso artesão”, pontou César Moura, secretário da Retomada.

Secretaria da Retomada | Secretaria de Relações Institucionais – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo