Ação do Goiás Social atende população em situação de rua em Goiânia

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (Seds), promove nesta quarta-feira (20/04), das 14 às 20 horas, na Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, na capital, o “Dignidade na Rua”. A ação do Goiás Social, programa do Governo de Goiás que enfrenta as desproteções sociais nos municípios, reunirá 18 entidades, incluindo órgãos governamentais, instituições privadas e ONGs, para levar atendimento à população de rua daquela região. 

Entre os serviços oferecidos estão os de registro civil, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Carteira do Autista, Passaporte do Idoso, além de corte de cabelo e distribuição de roupas, que foram recebidas por meio de doação. A Secretaria da Retomada também estará presente na ação com a oferta de vagas de emprego. A Secretaria Estadual de Saúde levará vacinas para Covid-19, e a Secretaria Municipal de Saúde aplicará autotestes de HIV e sífilis, além de aferir pressão e fazer curativos. Alunos do curso de Enfermagem do Colégio Vitória apoiarão as ações em saúde.  

Durante o período do evento, serão servidas duas refeições, uma às 16 horas, que será entregue pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e outra às 19h30, por meio da Associação Tio Cleobaldo. A Basílica Sagrada Família também levará dois chuveiros para o atendimento à população de rua. Às 18h30, terá início uma programação cultural, com música ao vivo. 

A superintendente de Direitos Humanos da Seds, Ana Luísa Freire, explica que o evento atende às necessidades das pessoas que vivem em espaços públicos, o que envolve, desde emissão de documentação até serviços de atenção à saúde, encaminhamento para emprego, cuidados pessoais, dentre outros. “O nome do evento foi escolhido pelas próprias pessoas nesta situação, numa demonstração clara de que  têm consciência da sua condição cidadã”, conta.

Para o secretário da Seds, Wellington Matos, a ação ressalta a importância da parceria entre os entes governamentais e a sociedade civil no cuidado com o cidadão, sobretudo aquele que vive à margem da sociedade. “Precisamos oferecer oportunidades para que elas superem a condição em que se encontram, possibilitando caminhos para que retomem uma rotina com dignidade, como qualquer outra pessoa”, declara o titular da pasta. 

O titular faz questão de destacar que o “Dignidade na Rua”, que estima atender mais de 200 pessoas na ação desta quarta-feira, é uma mobilização integrada de poderes, reunindo secretarias governamentais, órgãos de defesa do cidadão e iniciativa privada, além de grupos voluntários, com o objetivo de reforçar esse movimento de apoio e atenção à população de rua. Uma ação que, assim como Wellington destaca, vem sendo planejada há meses.

Participações

Os envolvidos na ação Dignidade na Rua são a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria da Retomada, Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria Municipal da Saúde (SMS),  Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano Social (SEDHS), Ministério Público de Goiás (MP-GO), Núcleo dos Direitos Humanos da Defensoria Pública (NUDH/DPE), Organização das Voluntária de Goiás (OVG), Saneago, Comurg, Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Cartório Antônio do Prado, Associação Tio Cleobaldo, Colégio Vitória, Mamas da Solidariedade e Basílica Sagrada Família. 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo