Incubacoop Catadores
Projeto executado pela Secretaria de Estado da Retomada (SER) em parceria com OCB-GO, SEBRAE, JUCEG, MPGO e Prefeituras, com o objetivo de ajudar os municípios na transição dos lixões, mobilizando catadores de recicláveis com o seguinte plano de ação:
– Capacitação através de curso gratuito via Colégio Tecnológico (Cotec) para organização de cooperativas, onde aprendem sobre gestão, legislação ambiental e cooperativista, comercialização e logística reversa.
– Consultoria em parceria com a OCB para abertura de CNJP da cooperativa.
– Desconto de 80% na taxa de abertura de CNPJ na JUCEG.
– Plano de negócio em parceria com o Sebrae às cooperativas atendidas.
– Crédito social para catadores equiparem suas cooperativas.
Fluxo Incubacoop Catadores
Em andamento:
- Demanda do Município (oficio para protocolo.ser@goias.gov.br );
- Reunião online para diagnóstico junto à prefeitura;
- Visita ao município para Mobilização, Sensibilização e Cadastramento dos catadores;
- Demanda do curso ao COTEC;
- Execução do curso;
- Elaboração dos atos constitutivos (Ata e Estatuto durante curso);
- Elaboração do Plano de Negócio (Sebrae);
- Análise Jurídica dos atos constitutivos (OCB/GO);
- Certificação dos catadores e entrega de Bolsa Qualificação;
- Definição do kit de equipamentos (conforme quantidade de catadores aptos ao Crédito Social, sendo R$ 5 mil por catador);
- Disponibilização/adequação do galpão, implementação Coleta Seletiva (Prefeitura);
- Entrega do Crédito Social (equipamentos);
A ser implementado:
- Serviço CONTÁBIL por 12 meses;
- Consultoria às cooperativas;
- Consultoria aos municípios para implementação da Coleta Seletiva e execução de Plano de Educação Ambiental.