Retomada ajuda catador a encontrar família no MT

O catador Marcos Paulo de Lima, que prefere ser chamado pelo nome de “Amoroso”, foi uma das 10 vítimas resgatadas na quarta (21), pela força-tarefa do Ministério do Trabalho em um depósito de materiais recicláveis em Goiânia, onde trabalhadores eram mantidos em situação degradante e relação trabalhista precária. A Secretaria de Estado da Retomada participou com o objetivo de levar as vítimas para o curso de reciclagem de resíduos, oferecido gratuitamente pelo Governo de Goiás, e posteriormente empregá-los no mercado formal.

Amoroso contou para gerente da Retomada, Carolline Alves, que fazia 11 anos que não mantinha contato com a família, natural de Confresa, no Mato Grosso (MT). Carolline entrou em contato com um delegado do município e no mesmo dia conseguiu localizar a irmã gêmea de Amoroso, a quem ele se referia como “o amor da vida”. 

No dia seguinte, em uma chamada de vídeo, a gerente da Retomada promoveu o “reencontro virtual” entre Amoroso e sua família. Com o trabalho responsável e humanizado dos agentes do governo estadual, o catador conseguiu passagens para retornar à cidade natal. Ele sai de Goiânia (GO) na terça (27) e chega em Confresa (MT) na quarta (28).

A história de Amoroso emocionou o Brasil inteiro através da imprensa. Mas o Governo de Goiás foi além. Outros três catadores aceitaram receber ajuda e passaram pela Central Mais Empregos, onde receberam encaminhamento para vagas de trabalho formal e foram inscritos nos cursos do Colégio Tecnológico (Cotec), que são gratuitos a toda a população. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) disponibilizou roupas e deu suporte na documentação pessoal, e também vai auxiliar os catadores que continuam em Goiânia com aluguel por três meses, até que eles se estabeleçam.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo