Governo de Goiás inaugura sala Mais Empregos na Alego

Já está funcionando o novo ponto de atendimento do Programa Mais Empegos, na sede da Asssembleia Legislativa (Térreo – Bloco A), com vagas de emprego, treinamento e apoio a currículo, além de capacitação profissional para a população em geral e especialmente àquelas pessoas que vão até os deputados pedir por oportunidades de trabalho. A iniciativa é do Governo de Goiás, em uma parceria entre a Secretaria da Retomada, programa Goiás Social e Alego.

 

Os atendentes treinados pela Retomada estão disponíveis no ponto de atendimento na Alego de 8h às 19h, de segunda a sexta. O banco de vagas conta com um levantamento de postos de trabalho abertos em todas as regiões de Goiás, por meio do programa Mais Empregos/Sine.

 

Os interessados devem apresentar documento oficial com foto e, quando necessário, terão auxílio quanto à Carteira de Trabalho e currículo. Se houver uma oportunidade com o perfil do candidato, este poderá deixar o local com uma carta de encaminhamento para entrevista em mãos.

 

Estão disponíveis também cursos gratuitos de profissionalização, oferecidos via Colégios Tecnológicos (Cotecs), em um Convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo com essa ação é capacitar trabalhadores para as vagas disponíveis, reinserindo-os no mercado de trabalho.

 

Atendimentos

O Mais Empregos/Sine realizou 219.728 encaminhamentos para 117.763 vagas cadastradas pelo programa desde 2020, quando foi criado, até maio de 2023. A maior demanda veio da área de serviços, seguida do comércio e da construção civil.

 

Já os cursos profissionalizantes gratuitos, de 2021 a maio de 2023, formaram 950 turmas e certificaram 65.623 alunos. Ministrados através dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), a capacitação e qualificação abrangem diversas áreas, entre informática, culinária, moda, administrativo, saúde, agricultura, artes e outras.

 

Mais Empregos

O Programa Mais Empregos foi criado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, no início da Pandemia da COVID-19 com o objetivo de promover a requalificação e recolocação de trabalhadores para o mercado de trabalho. A principal meta do programa é criar as conexões necessárias visando a qualificação profissional, para que trabalhadores goianos ocupem vagas de emprego nas atuais e futuras empresas e indústrias em operação no Estado de Goiás.

O Mais Empregos realiza a captação de vagas de associados de entidades parceiras, como a Acieg, Adial e Fecomércio, bem como de outros parceiros que queira ofertar vagas através dos 54 postos de atendimentos do SINE implantados em 40 municípios goianos, bem como 40 postos de atendimento do Programa Mais Empregos  onde não há unidade do SINE.

O Programa abrange ainda os municípios que não possuem Postos do SINE, através de celebração de Termo de Cooperação, com as prefeituras, e tem como objetivo o estabelecimento de mútua cooperação técnica entre os Partícipes, para implantação e manutenção do Posto de Atendimento do Mais Emprego, com a finalidade de promover a intermediação de mão de obra pela captação e inscrição de vagas de trabalho, (re)qualificação e (re)colocação de trabalhadores e trabalhadoras no mercado de trabalho, a fim de solucionar o desencontro entre oferta e demanda por mão de obra qualificada.

Assim que o Mais Empregos recebe a proposta do empresário, a vaga entra no banco de dados do programa SINE e é oferecido aos trabalhadores que procuram a colocação e recolocação através dos Postos de atendimento do Programa Sine/Mais Empregos.

A triagem da vaga é feita pelo sistema que faz o cruzamento do perfil do trabalhador com o perfil da vaga. Além disso é ofertado ao trabalhador cursos gratuitos ministrados pela rede de COTEC-Colégios Tecnológicos.

 

Colégios Tecnológicos

Os Cotecs são uma iniciativa do programa Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), sob o comando da primeira-dama Gracinha Caiado, como forma de atender a determinação do governador Ronaldo Caiado em transformar o emprego na principal política de assistência à população vulnerável do estado.

Administrado pela Secretaria da Retomada, em parceria com o Cett (Centro de Educação Técnico e Tecnológico) da UFG, os Cotecs oferecem gratuitamente cursos de capacitação e qualificação profissional. Para incentivar os alunos, a bolsa qualificação paga R$ 250 mensais, por até 3 meses dependendo da carga horária do curso, desde que a pessoa tenha cadastro ativo no CadÚnico do governo federal.

 

 

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo