Procon Goiás orienta consumidores sobre a suspensão dos voos da Avianca em Goiânia

O Procon Goiás informa que, a partir desta segunda-feira (29), a Avianca Brasil deixa de operar voos no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. A medida foi divulgada, na noite do último sábado (27), pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após receber a nova malha da companhia aérea para temporada de voos vigentes, que possui programação até outubro deste ano.

Com uma média de 39 voos diários, a Avianca passa a atuar apenas em quatro aeroportos, são eles: Brasília (DF), Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Salvador (BA).  A readequação da malha aérea da empresa foi adotada devido à diminuição da frota de aeronaves disponíveis para operação, uma consequência do processo de recuperação judicial da empresa.

Os voos planejados e registrados na Anac podem ser acessados na Consulta de Voos Planejados – SIROS através do link:

https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/registro-de-servicos

A agência também determinou a adequação do sistema de venda de passagens, a ampla divulgação dos voos cancelados aos passageiros e prioritariamente a manutenção da segurança das operações.

Direitos dos passageiros

Além das medidas administrativas adotadas, a Anac mantém a fiscalização da atuação da Avianca na reacomodação dos passageiros em outros voos e na aplicação da Resolução n°400/2016. A Agência continua em contato com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) para o monitoramento do atendimento aos passageiros atingidos e das manifestações sobre eventuais descumprimentos dos normativos do setor.

Recomenda-se que os passageiros fiquem atentos aos comunicados que a Avianca deve fazer sobre a situação do seu voo e, em caso de dúvida, busquem informações no site da companhia aérea na internet ou contatem os seus canais de atendimento telefônico, eletrônico ou presencial.

Os passageiros podem consultar a relação dos voos cancelados e mais informações sobre seus direitos nos seguintes canais de atendimento da ANAC:

www.anac.gov.br/assuntos/passageiros

www.anac.gov.br/passageirodigital

O Procon Goiás está monitorando a situação e caso a empresa não cumpra as obrigações de reembolso ou realocação, o consumidor poderá registrar a reclamação presencialmente na sede do Procon Goiás ou nos Postos de Atendimento Vapt Vupt ou, ainda, pela internet na plataforma Procon Web ( www.proconweb.ssp.go.gov.br ).

 

Assessoria de imprensa

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