Consumidores podem solicitar cálculo de dívidas pelo Procon Web
Goiânia, 29 de janeiro – O consumidor que precisa fazer o cálculo de suas dívidas, para se proteger contra a cobrança excessiva de juros por parte dos credores, pode utilizar a plataforma on-line, denominada Procon Web, disponível no site do Procon Goiás.
O consumidor pode registrar a sua solicitação de cálculo de forma simples e rápida, no momento em que desejar. Evitando deslocamento, trânsito, tempo de espera etc. A qualidade do serviço é a mesma do atendimento presencial na sede do Procon Goiás.
Para acessar o Procon Web, basta o consumidor clicar no link proconweb.ssp.go.gov.br e fazer seu cadastro como “consumidor”, preencher os campos obrigatórios, como identificação e confirmação de senha. Após aceitar o termo de uso e as condições para fazer o cadastro, é só escolher a opção “cálculo” dentre os serviços disponíveis e seguir as instruções.
Cálculo
O Procon Goiás elabora o cálculo no prazo de até três dias e envia o laudo ao consumidor pelo e-mail cadastrado. O documento original fica disponível ao consumidor na sede do órgão.
Com o cálculo em mãos, o consumidor tem condições de conhecer o valor real da sua dívida e poderá, com a intermediação de um atendente do Procon Goiás, avaliar as possíveis vantagens das propostas oferecidas pelas empresas e negociar sua dívida.
Negociação
O Núcleo de Negociação de Dívidas do Procon Goiás atendeu no ano de 2018, 7.869 consumidores, com êxito em 83% das tentativas de acordo, o que beneficiou mais de 6,5 mil consumidores com oportunidade de negociar, limpar o nome e abrir “as portas de crédito” para novas aquisições/contratações.
Os cálculos realizados pelo Procon Goiás são amplamente aceitos em ações judiciais e extrajudiciais e em Cortes de Arbitragem, sendo reconhecidos como instrumento de negociação entre consumidores e fornecedores. Por isso, é muito importante solicitar o cálculo previamente, para que tenha uma noção exata do valor real da dívida, e desta forma, poder avaliar a vantagem das propostas de acordo. No ano de 2018 foram elaborados 30.358 cálculos para os consumidores que buscaram auxílio.
O Procon Goiás também alerta o consumidor a analisar suas finanças e verificar quanto pode ser comprometido com uma parcela de um possível acordo, pois caso haja atraso em qualquer uma das parcelas, o acordo pode ser quebrado, a dívida volta ao estágio inicial e qualquer benefício é perdido.
Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem solicitar a realização de cálculos, de forma gratuita, inclusive para o ingresso de ações revisionais junto ao Poder Judiciário.
Confira a lista de alguns cálculos elaborados pelo PROCON Goiás
- Carnês de lojas;
- Aluguéis em atraso;
- Reajuste de aluguéis;
- Reajuste de parcelas de financiamento de imóveis;
- Parcelas em atraso de lotes, apartamentos e casas;
- Liquidação antecipada de financiamento;
- Valores em atraso de cartões de crédito;
- Valores a reaver no caso de desistência de consórcios;
- Revisionais de empréstimos ou financiamentos;
- Atualização de valores de sentença (como danos morais ou materiais determinados pela justiça);
- Atualização de valores para restituição – título de capitalização;
- Atualização de valores de cheques devolvidos;
- Cálculo de valores a serem devolvidos ao consumidor no caso de desistência de compras de imóveis novos e usados;
- Mensalidades escolares em atraso.
Atenção!
O Procon Goiás não elabora cálculos de valores relativos ao Sistema Financeiro da Habitação, crédito educativo, crédito rural e cheque especial.
O Procon Web é uma ferramenta virtual à disposição dos consumidores goianos. Mas caso o consumidor prefira solicitar presencialmente o cálculo, pode dirigir-se aos postos de atendimento nas unidades do Vapt-Vupt ou à nossa sede, situada na Rua 8, nº 242, Edifício Torres, Centro de Goiânia.
Assessoria de imprensa
3201-7134