SIC promove conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista

Evento contou com presença do secretário de Indústria, Comércio e Serviços e de servidores do Palácio Pedro Ludovico Teixeira

As secretarias estaduais de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em uma iniciativa para promover a conscientização e visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mês do Abril Azul, ofertaram palestras com as especialistas Raquel Magalhães e Tatiana Takeda, em ação no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT), nesta quarta-feira (17/4).

“É importante que saibamos o que acontece, que possamos nos informar e inclusive levar essa informação adiante, ajudando a reduzir o preconceito e aumentando o número de diagnósticos”, ressaltou o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho, responsável por abrir o evento.

Raquel Magalhães, neuropsicóloga e analista do comportamento, apresentou “O Autismo é Espectral – Especial”, trazendo uma abordagem principalmente histórica acerca do autismo, e que eventualmente passaria a ser definido como Transtorno do Espectro Autista.

Na palestra “Pessoa Autista x Barreiras Atitudinais”, Tatiana Takeda, professora universitária na Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO) e presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/GO, expôs um panorama da vivência da pessoa autista na sociedade, assim como perspectivas de inclusão.

Atualmente, segundo pesquisas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, a cada 36 crianças, uma é diagnosticada com TEA nos EUA.

O Abril Azul foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o mês de conscientização sobre o autismo.

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo