Desenvolvimento Regional

A Superintendência de Desenvolvimento Regional com a atribuição de promover o desenvolvimento regional exerce suas atividades por meio de políticas públicas de integração das regiões goianas e parcerias com entidades e iniciativa privada, focadas no crescimento econômico, na igualdade de oportunidades e no combate aos desiquilíbrios municipais.

Com a meta ainda de estimular a captação de recursos financeiros, e fomentar estratégias de desestatização, produz o fortalecimento de sistemas produtivos, o estímulo das potencialidades dos municípios com ênfase aos de vulnerabilidade econômica e social. O objetivo é alcançar a distribuição igualitária da atividade econômica por meio da geração de empregos e novos ambientes de trabalho.

Também compete à superintendência promover a integração regional através de planejamento estratégico, de ações conjuntas das esferas federal, estadual e municipais, no fomento a projetos que interajam essas ações e na unificação de procedimentos das diferentes esferas, necessários a implementação destas ações.

 

Gerência de Políticas de Obras de Desenvolvimento Regional

Como facilitador do processo de promoção do desenvolvimento regional a Gerência tem o objetivo de supervisionar as obras e serviços de engenharia provenientes de termos de cooperação e convênios firmados com outros órgãos.

A equipe técnica fornece o suporte necessário para a realização das obras com a devida fiscalização de procedimentos legais e exigidos aos processos de contratação das ações de engenharia. Sua responsabilidade passa pela realização de levantamentos e estudos para desenvolver projetos executivos, elaboração de orçamentos e documentação legal, gerenciar, fiscalizar, elaborar relatórios técnicos, conferir e atestar medições de acordo com as normas.

Também compete à Gerência articular, junto a municípios e/ou setores do governo estadual e federal, e representações diplomáticas, a identificação de oportunidades de atração de novos investimentos internacionais.

 

Compete à Gerência de Integração Regional

Ainda com o objetivo de promover a integração regional o departamento é responsável pelo diagnóstico das necessidades e potencialidades das regiões, para a formulação de ações integradas. Constatadas as capacidades a Gerência formula ações através da elaboração de projetos vislumbrando o desenvolvimento econômico e suscitando a oportunidade de negócios e investimentos nos municípios.

Fica garantido pela atuação dessa Gerência o suporte técnico, em equipe multidisciplinar, na formulação e gerenciamento orçamentário, físico-financeiro e execução dos projetos propostos, com a devida supervisão de contratos e convênios.

 

Gerência de Projetos de Concessões e Parcerias

Direcionada à gestão eficiente e às condições de redução de gastos, a Gerência possui a perspectiva de desenvolver políticas estratégicas, com o devido estudo de viabilidade e apreciação de projetos, por meio de parcerias público-privadas, concessões, permissão de uso ou exploração de bens e serviços públicos estaduais, com o cunho do desenvolvimento regional. Ação que é remetida à aprovação do Conselho Superior de Desenvolvimento Industrial, Comercial e de Serviços.

Em todos os procedimentos o propósito é sugerir estratégias de desestatização e apoiar as atividades operacionais e de coordenação de parcerias público-privadas, bem como as necessárias à implantação e execução de contratos. A Gerência tem a competência de secretariar as reuniões do Conselho com total transparência na elaboração das atas, que são divulgadas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo