Servidores receberão reajuste a partir de maio


O governador Marconi Perillo sancionou a Lei da Data Base, que concede reajuste linear de 9,56% aos cerca de 82 mil servidores públicos efetivos, civis e militares, ativos e inativos, além de pensionistas e empregados da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. O aumento começa a ser pago na folha do mês de maio, sendo 6,28% de 2012 e 3,28% referente a duas parcelas da reposição do ano passado. A diferença remanescente da primeira parcela de 1,68%, retroativa a maio de 2011 será paga em uma folha complementar a ser quitada no dia 9.

Na oportunidade foi anunciado ainda um conjunto de propostas de apoio ao servidor, que está sendo formatado pela Secretaria de Gestão e Planejamento e deve ser apresentado no próximo mês. “Será um  programa ancorado basicamente em projetos de habitação, auxílio-funeral e auxílio creche, além do lançamento de um programa de capacitação dos servidores”, adiantou o secretário Giuseppe Vecci, ao garantir que agora os servidores públicos terão a data-base todo ano e até 2014 receberão todas as diferenças relativas à data-base de 2011.

O governador Marconi Perillo, por sua vez, lembrou que o servidor vai comemorar o dia do trabalhador com a notícia do aumento e o salário na conta, já que o pagamento será depositado nesta sexta-feira. “No meu segundo governo, em 2006, instituímos a lei da data-base para os servidores, que no governo passado não foi cumprida. Agora estamos resgatando esse compromisso com os servidores. Volto a garantir que nesse governo a prioridade é com o pagamento dos servidores”, destacou.

Para o presidente da União Goiana de Policiais Civis, Ademar Nunes, o reajuste é o resgate de um compromisso. “Embora seja constitucional, o servidor muitas vezes pensa que é uma obrigação do Governo, no entanto depende de uma vontade política e por isso somos gratos”, declarou durante a solenidade de sanção da lei. O presidente do Sindipúblico, Domício Lima Cardoso, considerou o dia importante para a categoria e disse  esperar que continue o diálogo aberto e fraterno entre o Governo e os representantes dos servidores. “Dessa forma vamos poder garantir melhores condições de trabalho para a categoria e um melhor serviço aàsociedade”.

O reajuste salarial linear deve gerar um impacto de R$ 400 milhões por ano na folha de pagamento do Estado. De acordo com Vecci, se somado ao aumento concedido aos professores e o bônus para os servidores da Saúde, o impacto anual na folha pode chegar a R$ 950 milhões.

FONTE: GOIÁS AGORA

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo