Reunião do Conselho Deliberativo da Goiás Previdência apresenta Relatório de Governança Corporativa do primeiro semestre de 2024
A Goiás Previdência realizou, nesta semana, uma reunião do seu Conselho Deliberativo para apresentar o Relatório de Governança Corporativa referente ao primeiro semestre de 2024, detalhando os avanços, resultados e metas para a administração dos benefícios previdenciários dos servidores estaduais. A apresentação contemplou diversos aspectos da estrutura e do funcionamento da autarquia, com ênfase na imagem institucional e nos projetos de modernização do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
Entre os principais pontos abordados, a equipe apresentou um panorama das funções de cada área da autarquia e destacou ações de governança e modernização da gestão, incluindo as premiações e os programas de compliance público do Estado de Goiás e do Pró-Gestão, iniciativa que visa à certificação e ao reconhecimento das boas práticas de gestão dos RPPS.
Outro ponto abordado foi a atuação da Goiás Previdência junto às entidades previdenciárias federais, como estratégia para ampliar a representatividade e assegurar o cumprimento das regulamentações nacionais, incluindo a obtenção do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), fundamental para a manutenção dos repasses federais ao Estado.
O encontro também contou com um detalhamento das atividades da Diretoria de Militares, responsável pela gestão do Sistema de Proteção Social dos Militares e da Diretoria de Previdência, além de uma análise dos Fundos de Previdência e Fundo Financeiro, apresentando o balanço das receitas e despesas, assim como a sustentabilidade desses fundos (civis e militares), a longo prazo.
Durante a reunião, também foi analisado o Relatório e Parecer Mensal de Investimentos, referente ao mês de setembro de 2024, documento exposto pelo gerente de Investimentos da Goiasprev, Antônio Francisco Portela. Este relatório avalia o desempenho dos ativos e as estratégias de investimento adotadas pela autarquia para garantir a segurança e o crescimento dos recursos previdenciários. A análise, aprovada pelos conselheiros, reforça o alinhamento das aplicações com as diretrizes de segurança e rentabilidade estabelecidas na Política de Investimentos.
A reunião foi conduzida pelo pelo presidente do Conselho Deliberativo, Fábio Marchetti, com a coordenação da gerente de Governança Corporativa, Roberta Crispim. Contou também com a participação do presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, do chefe de Gabinete, José Antônio Capparelli, da Diretora de Previdência, Milena Guilherme Dias, do Diretor de Militares, Cel André Alencar, do Diretor de Gestão Integrada, Humberto Azevedo e do Diretor de Gestão de Ativos e Passivos, Marcos Medeiros, todos acompanhados de suas referidas equipes.
De acordo com Gilvan Cândido, “esta reunião reforça o compromisso da Goiás Previdência com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos, com foco em uma previdência estadual cada vez mais sólida e alinhada aos padrões de excelência e responsabilidade pública”, finaliza.
Goiás Previdência – Governo de Goiás