Previdência Estadual se prepara para aderir ao programa Pró-Gestão da Secretaria de Previdência

Implementação do processo tem como objetivo promover certificação das boas práticas de gestão do Regime Próprio de Previdência dos servidores públicos do Estado de Goiás

O presidente da Goiás Previdência, Gilvan Cândido da Silva, reuniu-se nesta quinta-feira (12/11), com os diretores de Previdência, Milena Guilherme Dias Barcelos, de Militares e Relacionamento com o Segurado, José Lemos da Silva Filho, o chefe de gabinete, José Antônio Capparelli, e equipe técnica para debater o projeto de implementação do programa Pró-Gestão pelo Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Goiás (RPPS-GO).

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia com o objetivo de promover a certificação institucional e modernização da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios brasileiros (Portaria MPS nº 185/2015, alterada pela Portaria MF nº 577/2017). 

Ao aderir a esse processo, o Governo de Goiás, por meio da Goiás Previdência, será inserido em um novo patamar de gestão qualificada com importantes mudanças na cultura da organização. A certificação é o reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinada a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. 

O documento serve, ainda, para declarar explicitamente que determinada situação é verdadeira e deve ser formal, feita segundo procedimentos padronizados e documentados, com a necessidade de ser realizada e renovada periodicamente.

A Goiás Previdência sinaliza a intenção de iniciar os procedimentos preparatórios para a adesão ao programa com a adequação da metodologia dos trabalhos às exigências estabelecidas nas diferentes ações que integram as três dimensões da certificação: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária.

Segundo Gilvan Cândido, na reunião foram discutidas medidas como a criação de um grupo de trabalho e suas atribuições, além da formalização do processo de adesão do Estado de Goiás junto a Secretaria de Previdência. “Participarmos do Pró-Gestão e conseguirmos o reconhecimento do órgão regulador dos regimes de próprios do país, pelas boas práticas de gerenciamento, será mais uma iniciativa Poder Executivo para a sustentabilidade da previdência estadual, além de contribuir para o projeto do governo estadual em prestar um serviço de excelência, com transparência e mais justo à população goiana”, afirma o presidente.

Participaram ainda da reunião, os integrantes da coordenação do programa, assessora Roberta Crispim, responsável pela a apresentação do trabalho, o assessor técnico Fernando Abrão e a coordenadora Sara Stival.
 

Goiás Previdência – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo