Previdência estadual consegue certificação inédita no Programa Pró- Gestão do Governo Federal

A avaliação coloca a instituição previdenciária do Estado de Goiás, entre os entes federativos que melhor desenvolvem boas práticas de gestão com foco na excelência da prestação de serviços aos seus segurados

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Previdência, recebeu nesta terça-feira (13/12), o resultado da avaliação do programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão), garantindo o acesso ao nível II do Programa.

O Pró-Gestão é uma iniciativa da Secretaria de Previdência (Portaria SPREV nº 185/2015), do Ministério do Trabalho e Previdência, cujo objetivo é o reconhecimento da excelência de boas práticas de gestão previdenciária, destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, dentre outros, oferecidos pelo órgão previdenciário.

Desde de sua adesão ao programa de certificação federal, a gestão previdenciária do Governo de Goiás, buscou atender a  todos os 24 pré-requisitos  para ser  inserido em um novo patamar de gestão qualificada com importantes mudanças na cultura da organização.

O documento serve, ainda, para declarar a veracidade das informações, segundo procedimentos padronizados e documentados, como por exemplo, as práticas de controle interno, governança corporativa, transparência, ouvidoria e educação previdenciária, com foco na melhoria da prestação de serviços aos segurados.

O processo na previdência estadual foi coordenado pela Diretora de Previdência, Milena Guilherme Dias e desenvolvido por uma equipe técnica da autarquia, designada por Portaria, para adequar todos requisitos conforme o Manual da Certificação Institucional do PróGestão do Governo Federal.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos, a Goiasprev contou com a consultoria da A&I Consulting GRC, na pessoa de Uirã Alcídes Gomes Rosa e auditoria do ICQ  Brasil – Instituto de Certificação Qualidade Brasil, organismos de certificação acreditado pela Cgcre do INMETRO  e reconhecido pela Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência.

Segundo o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, aderir ao  Pró-Gestão e conseguir o reconhecimento do órgão regulador dos regimes de próprios do país, pelas boas práticas de gerenciamento, foi mais uma iniciativa  vitoriosa do Governo de Goiás que não poupou esforços  para dar sustentabilidade à previdência estadual e de toda a equipe técnica que, mais uma vez, se comprometeu com os projetos desenvolvidos na instituição. “Além de contribuir para o projeto do governo estadual em prestar um serviço de excelência, com transparência e respeito aos nossos segurados, tivemos a oportunidade de mensurar a nossa responsabilidade em gerir a previdência estadual”, afirma.

Para a Diretora de Previdência, Milena Guilherme Dias, buscar a certificação do Pró-Gestão foi um aprendizado com relação à organização, ética, identificação das falhas e a superação desses obstáculos, sentimento compartilhado por toda equipe. Na oportunidade, a Diretora agradeceu o comprometimento de todos os colegas, na pessoa da gestora jurídica, Carla Ferreira Queiroz, responsável pela a atualização e publicação dos documentos no site da previdência.

Conforme a auditora do ICQ Brasil, Ketley Kemilly Silva, além da documentação, outros itens como a qualidade técnica da equipe, o nível de conhecimento dos servidores entrevistados, a atuação da ouvidoria e o dinamismo da Diretoria, contribuíram para o credenciamento da gestão previdenciária junto ao Pró-Gestão. “Tivemos a satisfação de fazer o relatório da auditoria e comunicar o acesso da Goiás Previdência ao nível II de excelência do programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social”, informa.

Participaram também do anúncio do resultado, o Chefe de Gabinete, José Antônio Capparelli, o Diretor de Gestão Integrada, Yuri Martin e as técnicas, Leydyanne Andrade Nogueira, Roberta Crispim e Patrícia Gomes.

Goiás Previdência-Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo