Previdência de Goiás será piloto na definição do censo previdenciário do Brasil
Previdência de Goiás será piloto na definição do censo previdenciário do Brasil
Diretores e técnicos da Goiás Previdência reúnem-se, nos dias 14 e 15 de janeiro em Brasília, com a Coordenadoria de Estudos Técnicos, Estatísticas e Informações Gerais da Secretaria de Políticas de Previdência Social. O objetivo é definir os procedimentos do censo previdenciário no Brasil. O Censo Previdenciário é um projeto pioneiro que terá início em Goiás e faz parte de um convênio firmado entre o Governo Estadual e o Ministério da Previdência Social (MPS), com a colaboração do Banco do Brasil e subsidiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
Segundo a coordenadora de estudos técnicos do MPS, Nancy Abadia Ramos, o estado de Goiás foi eleito como piloto, por já existir uma parceria com a Goiás Previdência no desenvolvimento de um programa de unificação dos bancos de dados , necessária para a execução do projeto. Ela informa ainda que na reunião serão definidos os procedimentos e critérios a serem adotados pelo censo, para que o ministério possa realizar a contratação de empresas especializadas em censo previdenciário, começando por Goiás, e se estendendo depois a outros estados . “A realização desse projeto vai garantir a melhoria na qualidade das informações e nos critérios de concessão de aposentadorias que serão baseadas em dados seguros e consistentes, filtrando duplicidades e fraudes.”
Também na pauta da reunião, a integração dos sistemas GPREV (Regime Próprio) e do SIPREV (Regime Geral) , quando será repassada a primeira carga de dados da Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás ( Regime Próprio de Previdência) , ao Regime Geral da União, numa ação inédita no país.
Para a presidente da Goiás Previdência, Marlene Vieira, essa parceria só tem fortalecido graças ao apoio do Governo do Estado, através da Segplan, e da competência da equipe técnica da Goiasprev (GTI), que vem desenvolvendo projetos inovadores encontrando credibilidade junto ao Ministério da Previdência e outros estados brasileiros.
Comunicação Goiasprev
Marilda Pimentel/Beatriz Rustiguel
62-3238-2614