O verdadeiro sentido de “Sermos todos Goiás”
Quando o Governo do Estado adotou esse slogan, talvez não entendêssemos o verdadeiro sentido de gestão compartilhada que seria imprimido no governo de Ronaldo Caiado. Há um ano, completado neste mês de julho, à frente do Regime Próprio de Previdência do Estado de Goiás, tenho testemunhado e vivenciado um companheirismo pouco visto nas gestões públicas.
Nos últimos meses de 2019, passamos pela reforma da previdência. Essa foi uma pauta importante que envolveu todos os segmentos do serviço público estadual. Necessitávamos, com urgência, de medidas para conter a aceleração do déficit financeiro das aposentadorias. Foram vários debates com todos os Poderes, Órgãos Autônomos e entidades de classe, além das demandas da mídia regional e nacional e do envolvimento da população. Apresentamos o diagnóstico e as tendências da previdência com a clareza e transparência devidas.
Em dezembro, Assembléia Legislativa aprovou regras de aposentadorias e pensão idênticas às dos servidores federais. Esse resultado só foi possível pelo comprometimento e profissionalismo das diferentes pastas envolvidas direta ou indiretamente com a previdência estadual. Dentre elas, destacamos a Secretaria da Economia, a Secretaria da Administração, a Secretaria de Comunicação e a Procuradoria Geral do Estado.
As novas regras previdenciárias, modernas e compatíveis com a atual estrutura demográfica de Goiás, reduzirão as necessidades de financiamento do tesouro estadual com a previdência do setor público. Essas medidas contribuirão para garantir o pagamento das aposentadorias e, acima de tudo, destinarão mais recursos às políticas públicas demandadas pela sociedade. Afinal, os impostos pagos pelos cidadãos devem servir às necessidades essenciais, pois isso é um direito constitucional do povo goiano.
Mais recentemente, conquistamos mais uma importante vitória. Analisamos mais de 90% dos processos de pedidos de aposentadoria. Essa é uma marca inédita na Instituição, que não tem parâmetro nos últimos anos. Foi um trabalho conjunto em prol de um projeto de governo, do qual todos fazemos parte, com foco na excelência da prestação de serviços aos nossos beneficiários.
Reconhecemos que essas ações positivas só foram concretizadas graças ao envolvimento direto do governador Ronaldo Caiado, que mobilizou os órgãos envolvidos com o processo de aposentadoria. Em nome dessa parceria, a PGE disponibilizou mais quatro procuradores de sua equipe para a emissão de pareceres de aposentadoria. A equipe da Goias-prev foi reforçada e qualificada. Sobretudo, o pessoal responsável pela análise desses processos.
É por isso que o slogan "Somos Todos Goiás" tem significado prático na vida dos goianos. São razões de postura ética, solidária e comprometida, que confirmam a cada dia o mais verdadeiro sentido desse termo.
Gilvan Cândido é presidente da Goiásprev