Governo Federal renova Certificado de Regularidade Previdenciária do Estado de Goiás
O Governo Federal, por meio do Ministério da Previdência, renova o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) do Estado de Goiás por mais 180 dias. O resultado da análise saiu na segunda-feira (02), após a comprovação da regularidade da gestão previdenciária em relação aos mais de 30 critérios exigidos pelo órgão regulador.
O Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP, previsto no art. 9º, IV, da Lei nº 9.717/1998, com base no art. 167, XIII, da Constituição Federal, atesta se o ente federativo cumpre as regras constitucionais e legais voltadas para a gestão do seu respectivo RPPS, de modo que seja cumprida sua missão institucional de garantir o pagamento dos benefícios a seus segurados.
A emissão semestral do CRP visa apurar a obediência, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, dos critérios e exigências aplicáveis aos RPPS e aos seus fundos previdenciários. Caso ocorra o descumprimento legal, as penalidades aplicáveis são: a) suspensão das transferências voluntárias de recursos pela União, b) impedimento para celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como receber empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da Administração direta e indireta da União e c) suspensão de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais.
Goiás Previdência-Governo de Goiás