Governo de Goiás conquista prêmios em todas as categorias no 58º Congresso Nacional da Abipem

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Previdência (Goiasprev), foi premiado no 58º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), que ocorreu entre os dias 25 e 27 de junho, em Foz do Iguaçu-PR. Os reconhecimentos aconteceram nas categorias Governança, Responsabilidade Previdenciária e Investimentos.

Para receber as premiações, estiveram presentes o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, o chefe de Gabinete, José Antônio Capparelli, a diretora de Previdência, Milena Dias, o diretor de Gestão de Ativos e Passivos, Leonardo Lúcio Ferreira, o gerente de Investimentos, Antônio Francisco Portela, e a gerente de Contabilidade, Adriana Jesus. As documentações para concorrer aos prêmios foram organizadas e enviadas pela Gerência de Governança da autarquia, sob liderança da gerente Roberta Crispim.

De acordo com o presidente, Gilvan Cândido: “Essa premiação, que valoriza as melhores práticas e o desempenho das instituições previdenciárias em todo o país, reforça o comprometimento e a eficiência da Goiás Previdência, da gestão do Estado de Goiás e do governador Ronaldo Caiado, especialmente na atenção à gestão dos recursos previdenciários e no empenho da autarquia em garantir a segurança e o bem-estar dos servidores públicos estaduais”.

Durante o evento (26), o titular da previdência estadual goiana apresentou no painel “Profissionalização da Gestão Previdenciária: Certificação Institucional e dos Profissionais”, ao lado do auditor fiscal da Receita Federal no Ministério da Previdência, Gustavo Neves, sob coordenação da presidente do Instituto de Previdência do Município de Curitiba, Jocelaine de Souza.

Na oportunidade, Gilvan discorreu sobre a iniciativa da Gestão Previdenciária do Estado de Goiás de possibilitar a certificação de 51 profissionais, incluindo toda a Diretoria-Executiva, 12 membros do Conselho Deliberativo e 9 membros do Conselho Fiscal. Ele ainda ressaltou que, da mesma forma que se sucedeu com os diretores e conselheiros, a Goiasprev fez questão de certificar também seus gerentes. “Isso reflete o compromisso da autarquia com a melhoria contínua de sua governança e da capacitação de seus colaboradores” – destaca o presidente.

O Estado de Goiás também fez parte da apresentação sobre o “Protocolo do Conselho Nacional de Justiça para Perspectiva de Gênero nas ações judiciais e a sua aplicabilidade no RPPS”, que teve como coordenadora a diretora de Previdência da Goiasprev e presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento de Ações Judiciais Relevantes do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social – COPAJURE, Milena Guilherme Dias.

58° Congresso Nacional da Abipem

A abertura do evento contou com a participação do Secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social-MTPS, Paulo Roberto dos Santos Pinto, e do presidente da ABIPEM, João Carlos Figueiredo, além dos gestores e técnicos de previdência dos entes federativos.

O Congresso abordou temas relevantes para a gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, como o cenário da previdência complementar nos municípios – discorrido pelo Secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Narlon Nogueira, o planejamento e a governança para o fortalecimento da gestão dos RPPS, aspectos relacionados à contribuição previdenciária de menores sob guarda e os impactos de recentes decisões do STF, além da importância do controle interno, integridade e compliance como ferramentas para mitigação de riscos e irregularidades.

Também foram discutidas questões ligadas à auditoria nos RPPS, o uso da inteligência artificial para aprimorar o atendimento, a comunicação e a educação previdenciária, além de tópicos voltados à gestão de investimentos, como a constitucionalidade do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), os planos de regularização para os entes federativos, o panorama do mercado financeiro incluindo fundos de renda fixa, variável e alternativos, e a contabilidade como instrumento estratégico de gestão.

Goiás Previdência-Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo