Governador celebra convênio com Rondônia e Paraíba para cessão de Software
Em cerimônia ocorrida hoje às 15 horas no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador Marconi Perillo, representando o Estado de Goiás, assinou convênio com os estados de Rondônia e da Paraíba para cessão de uso de sistema de informática do qual o governo goiano é proprietário, em virtude de tê-lo concebido e desenvolvido. O Estado de Rondônia esteve representado pelo governador daquele Estado, Confúcio de Moura; e o da Paraíba por seu vice-governador, Rômulo Gouveia.
O sistema, denominado Gprev, será usado pelos governos estaduais de Rondônia e da Paraíba para gerenciar dados e operações de seus respectivos órgãos previdenciários estaduais. O governo goiano cede gratuitamente o uso do sistema, ou seja, do software, se comprometendo aos estados agraciados a arcar com as despesas de locomoção e hospedagem dos técnicos goianos, que o vão instalar e treinar o pessoal no local para operá-lo.
O software, concebido e desenvolvido pela Goiásprev, tem por finalidade executar cadastros e controlar suas informações, além de conter dados funcionais e financeiros dos segurados da previdência estadual. O sistema contém, ainda, um módulo de integração de dados com outros regimes de previdência associado ao Siprev, do Ministério da Presidência.
O Gprev é o único software do gênero desenvolvido e operacionalizado por um órgão público. O Estado de Goiás teria que desembolsar entre 18 a 20 milhões de reais, se o encomendasse a uma empresa particular de criação e desenvolvimento de sistemas. O chefe da equipe de seis funcionários estaduais que conceberam e desenvolverão o sistema Gprev, Pedro Ungarelli, conta que foram necessários dois anos de trabalho ininterrupto para fazê-lo funcionar. Ele diz que há dois anos o sistema vem sendo operado com sucesso. Esta é a razão pela qual ele se diz “extremamente orgulhoso de ter realizado este trabalho”.
Discursando durante a solenidade, a presidente da Goiáprev, Marlene Matos, explicou que a decisão de conceber e desenvolver o Gprev foi uma reposta ao desafio de ordenar o “quadro caótico” das informações previdenciárias em Goiás. Ela disse que o Gprev veio dar à previdência estadual segurança e celeridade no manejo de dados e superar a situação de “inconsistência que levava à concessão de benefícios indevidos”. Resta agora, informou Marlene, digitar todo o arquivo da previdência estadual, tornando-a totalmente informatizada. Ela disse que nos próximos dias será aberta licitação para contratar uma empresa para fazer o serviço.
Governadores agradecem
O Estado de Rondônia tem 60 mil funcionários ativos e 6.800 inativos, sendo de pouco mais de um milhão de pessoas a população do seu território. Já a Paraíba conta com 52 mil servidores ativos e com 48 mil inativos.
Os representantes de ambos estados agradeceram o governador Marconi Perillo pela gentileza de ter cedido o Gprev, o que, além da economia que representa, vai tornar mais eficiente os órgãos previdenciários dos dois estados. Goiano, tendo se formado em medicina pela UFG, o governador de Rondônia, Confúcio de Moura, fez um comovente agradecimento a Marconi. Quebrando o clima solene do momento, Confúcio descontraiu o ambiente fazendo todos rirem ao rogar que não o ouvissem tecer exaltados elogios à obra de Marconi, já que é filiado ao PMDB, partido que, em Goiás, é o adversário histórico do PSDB.
Em seu discurso, encerrando a cerimônia, o governador se disse feliz por poder cooperar com outros estados da Federação. “É uma honra e uma alegria esta colaboração”. Disse que Goiás, por seu turno, não se inibe de assimilar experiências exitosas de outros estados. “Amanhã estaremos batendo à porta de outros estados pedindo informação e colaboração, copiando as boas práticas”, declarou.
Fonte: Goiás Agora
https://www.goiasagora.go.gov.br/