Goiasprev leva o Programa de Educação Previdenciária para os servidores da Secretaria de Estado da Economia

A iniciativa visa preparar os servidores públicos estaduais para uma transição segura e consciente rumo à aposentadoria, abordando aspectos legais, psicológicos e práticos do processo | Foto: Denis Marlon / Economia

A Goiás Previdência (Goiasprev) realizou nesta quinta-feira (22) mais uma edição do Programa de Educação Previdenciária (PEP-Goiás), desta vez a convite da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP) da Secretaria de Estado da Economia. A iniciativa visa preparar os servidores públicos estaduais para uma transição segura e consciente rumo à aposentadoria, abordando aspectos legais, psicológicos e práticos do processo.

O evento foi aberto pelo presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, ao lado do secretário de Estado da Economia, Sérvulo Nogueira. Em sua fala, o secretário destacou a importância de discutir a Previdência de forma estruturada e estratégica.

“Hoje estamos aqui recebendo a Goiasprev e a Prevcom para abordar um tema urgente que é a questão da Previdência. Vivemos em um cenário em que a longevidade está subindo e as taxas de natalidade estão caindo, o que demanda um maior custo previdenciário para a sociedade”, afirmou Sérvulo Nogueira.

Na sequência, a psicóloga e servidora da GGDP da Goiasprev, Cristiany Barros, trouxe uma reflexão profunda sobre os desafios emocionais do desligamento do trabalho e os impactos da mudança de rotina na vida do servidor. “A todo momento, somos preparados para trabalhar, porém, o tempo passa e não costumamos ser instruídos a nos desligar da vida laboral. Por isso, é importante que a decisão de se aposentar seja feita com muita reflexão e autoconhecimento.”

A diretora de Previdência da autarquia, Milena Dias, apresentou as regras de aposentadoria vigentes e reforçou a importância do planejamento: “O servidor deve começar a preparar a própria aposentadoria no momento em que toma posse do cargo, buscando a documentação, e evitando transtornos quando estiver no momento de aposentar.”

Encerrando a programação da manhã, o diretor de Seguridade da Prevcom, Henriques Turíbio, apresentou os planos de previdência complementar da fundação, destacando os benefícios de uma adesão consciente e planejada ao regime complementar.

Durante a tarde, a equipe técnica da Goiasprev ofereceu treinamentos práticos sobre as ferramentas digitais desenvolvidas para facilitar a vida do servidor. Entre os recursos demonstrados estavam a Calculadora Previdenciária e o Simulador de Aposentadoria, que permitem ao servidor calcular o tempo de contribuição e o valor do benefício futuro com mais precisão. A dinâmica foi conduzida pela gerente de Análise de Inatividade, procuradora Cynthia Dayse Nogueira, pela gerente de Pensão e Direitos de Civis, Kelly Rezende, e pelas servidoras Aline Zenha (Gerência de Pensão e Direitos de Civis) e Jodelma Faleiros (Gerência de Concessão de Aposentadoria).

“A ideia do Programa de Educação Previdenciária da Goiasprev é exatamente conversar com o servidor para que ele se prepare para a aposentadoria. É uma transição importante que precisa ser construída desde o início”, ressaltou o presidente da autarquia, Gilvan Cândido.

Com uma abordagem multidisciplinar e acessível, o PEP-Goiás segue cumprindo sua missão de levar conhecimento e segurança aos servidores do Estado, promovendo uma cultura de planejamento e bem-estar no serviço público goiano.

Goiás Previdência – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo