Goiasprev lança Calculadora Previdenciária para otimizar apuração do tempo de contribuição dos servidores estaduais
A Goiás Previdência (Goiasprev) lançou, na manhã desta quarta-feira (04), a Calculadora Previdenciária. A ferramenta foi apresentada no auditório da sede da autarquia para os representantes das Gestões de Pessoas de todos os órgãos e entidades do Estado de Goiás. O recurso atende à recomendação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO) e faz parte do compromisso da Goiasprev em analisar os pedidos de aposentadoria com agilidade e transparência.
Tratado como tema prioritário, a autarquia previdenciária instituiu um Grupo de Trabalho para elaboração de uma Instrução Normativa com o intuito de esclarecer, aos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta e órgãos autônomos, sobre o procedimento de apuração do tempo de contribuição dos servidores estaduais.
A fim de compor o Grupo de Trabalho, a Portaria nº 56/2024 nomeou para essa atividade a procuradora do Estado e gerente de Análise de Inatividade, Cynthia Dayse Rosa Nogueira, acompanhada dos membros de sua equipe. Também participaram dos trabalhos: o procurador César Augusto Dias Rosa, o procurador Elias Jakson de Oliveira Sousa e o chefe da Assessoria Estratégica da Goiasprev, Fernando Rocha Abrão.
De acordo com o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, essa ação reforça a parceria entre a gestão previdenciária do Estado, a PGE e todos os órgãos do Poder Executivo. “Sempre trabalhamos no sentido de otimizar e dar transparência à documentação necessária aos processos de aposentadoria, principalmente no que se refere à contagem do tempo de contribuição do servidor público estadual. Vale lembrar que, em caso de divergência, há a produção de diligências e, consequentemente, a demora na conclusão do pleito”, afirma.
O recurso, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da instituição, foi apresentado aos convidados pela procuradora do Estado e gerente de Análise de Inatividade, Cynthia Dayse, acompanhada pelos procuradores estaduais César Augusto e Elias Jakson . Na explanação, foi demonstrado o passo a passo da operacionalização da Calculadora, visando a produção de um relatório linear na contagem do tempo de contribuição do servidor público estadual.
Segundo a procuradora Cynthia Dayse, coordenadora do projeto, um dos principais motivos da demora na conclusão dos processos de aposentadoria é a não conformidade dos documentos exigidos para a inatividade do servidor. “Nossa missão, enquanto procuradores do Estado e responsáveis pela análise dos documentos exigidos por lei para a concessão da aposentadoria, é trazer cada vez mais soluções que venham facilitar o trabalho das Gestões de Pessoas do serviço público estadual e, consequentemente, dar maior celeridade aos processos de aposentadoria, geridos pela Goiasprev”.
Além dos representantes dos órgãos públicos do Estado, também participaram do evento o chefe de Gabinete da Goiasprev, José Antônio Capparelli, o diretor de Gestão Integrada, Humberto Azevedo, o diretor de Militares, Cel. André Henrique Avelar, o diretor de Gestão de Ativos e Passivos, Marcos Medeiros, o procurador da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e presidente do Conselho Deliberativo da Goiasprev, Fábio Marchetti, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Goiás e também conselheiro deliberativo da Previdência Estadual, Nylo Sérgio Nogueira Júnior.
Goiás Previdência-Governo de Goiás