Goiasprev faz palestra sobre Educação Previdenciária em evento da Secretaria de Desenvolvimento Social

Numa parceria entre a Goiás Previdência e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás (Seds), realizou-se nesta quarta-feira (14), um evento sobre Educação Previdenciária. Com o nome de “DignAposentadoria”, o encontro teve o objetivo de esclarecer regras de aposentadoria e preparar os servidores da Seds que estão próximos de passarem para a fase de inatividade laboral.

O “DignAposentadoria” foi aberto pelas falas do secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, do chefe de Gabinete da Goiasprev, José Antônio Capparelli, e da diretora de Previdência da autarquia, Milena Guilherme Dias. Também participaram das considerações iniciais as coordenadoras do encontro: a gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Leonir Ribeiro de Jesus e a superintendente dos Direitos Humanos, Ana Luísa Freire Andrade Pinto.

Após a abertura, a diretora de Previdência da Goiasprev, Milena Guilherme Dias, discorreu sobre regras de aposentadoria e pensão do Regime Próprio de Previdência Social-GO, além de temas voltados para o planejamento e garantia dos benefícios dos segurados.

Em sua palestra, a diretora mencionou as atividades do projeto “Dia da Previdência-Cuidando do Amanhã”, uma iniciativa da Goiás Previdência voltada aos servidores públicos do Estado de Goiás, em especial, aos profissionais de Gestão de Pessoas e demais unidades das pastas estaduais envolvidas nos processos de aposentadorias de seus colaboradores. “O Projeto de Educação Previdenciária busca parcerias e debates com todas as pastas do Poder Executivo, para que cada vez mais, possa se instalar a cultura do planejamento da aposentadoria na vida dos servidores públicos estaduais”.

Em seguida, o encontro contou com a participação da Psicóloga Merissa Vaz Tamioso, representante do Serviço de Bem-Estar do Servidor do Tribunal de Contas do Estado de Goiás-TCE/GO, e uma das responsáveis pelo Projeto Recomeçar – Programa de Preparação para Aposentadoria daquele tribunal. O tema abordado por Merissa foi “APOSENTADORIA: refletindo sobre os ciclos da Vida”. Em sua interlocução, trabalhou os dilemas que perpassam os servidores próximos à inatividade e reforçou a importância da preparação, da organização e do planejamento deste encerramento de ciclo, investindo sempre no processo de autoconhecimento como ferramenta essencial para a tomada de decisão quanto ao melhor momento para a aposentação.

Instrução Processual

No período da tarde, foi realizada uma reunião entre técnicos da Seds e da Goiasprev, com a participação da Gerente de Análise de Inatividade, procuradora Cynthia Dayse Rosa Nogueira e da Gerente de Pensão e Direitos de Civis da Goiasprev, Kelly Cristina Mendes de Rezende. A pauta principal foi a instrução dos processos de aposentadoria, visando a uma maior celeridade no trâmite. Vale destacar que esses processos têm início nos órgãos de origem do servidor, e a não conformidade da documentação exigida para a aposentação pode levar a diligências e demora do Ato.

Após a reunião, a gerente de Análise de Inatividade, Cynthia Dayse, ressaltou os benefícios que encontros técnicos como estes proporcionam: “Acredito que a administração pública vai ganhar em eficiência, pautando o seu trabalho na máxima segurança jurídica e beneficiando o servidor que tem direito a sua aposentadoria” – conclui a procuradora.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo