Goiás Previdência promove seminário de educação previdenciária em parceria com Goianiaprev

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Previdência (Goiasprev), promoveu o 1° Seminário de Educação Previdenciária na última terça-feira (25), contando com a parceria do Goianiaprev. O evento, criado para os servidores públicos do Estado de Goiás e dos 246 municípios, foi realizado no auditório do Tribunal de Justiça (TJ) e contou com sete palestras conduzidas por especialistas nacionais em assuntos relacionados à Direito Previdenciário, Investimentos, Finanças Pessoas e Saúde Mental.

Na abertura, estavam presentes: o presidente da Goiás Previdência, Gilvan Cândido, o chefe de Gabinete do Goianiaprev, Frederico Uchôa, o secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência, Paulo Roberto dos Santos Pinto, o presidente da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), João Carlos Figueiredo, o secretário de Estado da Administração de Goiás, Alan Tavares, o controlador-geral do Estado de Goiás, Marcos Tadeu de Andrade, o presidente da Prevcom-BrC, Murilo Luciano, o assessor da Assembleia Legislativa, Ney Nogueira — que na oportunidade representou o presidente do parlamento deputado estadual Bruno Peixoto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público no Estado de Goiás, Nylo Sérgio e o presidente do Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás, Edmilson Moura.

A primeira apresentação destacou o Pró-Regularidade RPPS, programa dedicado ao fortalecimento da regularidade previdenciária nos regimes próprios. A exposição foi conduzida por Paulo Roberto dos Santos Pinto, secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência, com mediação do secretário da Administração de Goiás, Alan Tavares, que conduziu o debate sobre os desafios e avanços necessários para a conformidade dos entes federativos nesse campo.

Em seguida, o segundo painel voltou-se para o tema Finanças Pessoais e Educação Previdenciária, abordado por Leonardo Lúcio Ferreira, diretor de Gestão de Ativos e Passivos da Goiasprev, e pelo economista Arnaldo Lima. A mediação ficou a cargo de Isabel Nascimento, gerente de Investimentos do Goianiaprev, que direcionou a conversa para a importância do planejamento financeiro.

A terceira apresentação aprofundou a discussão sobre a Governança dos Regimes Próprios de Previdência Social, conduzida por João Carlos Figueiredo, presidente da Abipem. A mediação de Gilvan Cândido, presidente da Goiasprev, reforçou o papel das boas práticas de governança na consolidação de sistemas previdenciários sólidos e sustentáveis.

A terceira apresentação aprofundou a discussão sobre a Governança dos Regimes Próprios de Previdência Social, conduzida por João Carlos Figueiredo, presidente da Abipem, e mediada por Gilvan Cândido, presidente da Goiás Previdência | Foto: Edinan Ferreira – SGG/Goiás

Período Vespertino

Na quarta participação, o foco recaiu sobre o Reconhecimento e a Conversão de Tempo Especial em Tempo Comum, tema apresentado por Milena Dias, diretora de Previdência da Goiasprev, e por Gustavo Alberto Soares Filho, auditor fiscal da Receita Federal. A mediação de procuradora-chefe previdenciária do Município de Goiânia, Maiume Suzue, guiou o público por questões técnicas e jurídicas essenciais ao correto enquadramento das atividades especiais.

O quinto painel tratou da importância da Previdência Complementar na proteção do servidor público, em exposição de Narlon Gutierre Nogueira, diretor de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, com mediação de Murilo Luciano, presidente da Prevcom-BrC. O painel debateu como a previdência complementar se integra ao planejamento de longo prazo e amplia a segurança financeira do funcionalismo.

Na sequência, a sexta apresentação abordou o tema Acumulação de Benefícios, com contribuições de Delúbio Gomes Silva, auditor fiscal em atuação no Ministério da Previdência, e Luís Fernando Xavier de Souza, auditor de Finanças e Controle do Goianiaprev. Sob mediação de Ana Maria Emos, presidente do Instituto de Previdência do Servidor Público de Senador Canedo (Senaprev), o painel detalhou regras, limites e situações específicas que envolvem a acumulação permitida ou vedada na legislação vigente.

Encerrando a série de discussões, o sétimo painel voltou-se ao Bem-Estar e à Preparação para a Aposentadoria, apresentado pelo psicólogo Marcus Paulo Portório, profissional atuante no Gabinete de Políticas Sociais do Estado de Goiás. A mediação de Márcia Tinoco, presidente do Instituto de Previdência de Aparecida de Goiânia, conduziu o debate sobre saúde emocional, adaptação à nova rotina e estratégias para uma transição positiva para a aposentadoria.

O presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, destacou que a educação previdenciária é um compromisso permanente do Estado de Goiás. “Ao reunir especialistas de referência nacional, fortalecemos o conhecimento dos servidores e ampliamos a capacidade de gestão dos regimes próprios. Esse seminário marca um avanço importante para a construção de uma cultura previdenciária mais sólida, transparente e orientada ao futuro”, reforça o presidente.

O evento contou com sete palestras conduzidas por especialistas nacionais em assuntos relacionados à Direito Previdenciário, Investimentos, Finanças Pessoas e Saúde Mental | Foto: Edinan Ferreira – SGG/Goiás

Goiás Previdência – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo