Goiás Previdência discute avanços no envio de dados ao eSocial em reunião no Ministério da Previdência Social

Nesta terça-feira (19), representantes da Goiás Previdência (Goiasprev) e da Secretaria de Estado da Administração (Sead) participaram de uma reunião estratégica no Ministério da Previdência Social, em Brasília. A comitiva foi recebida pelo coordenador-geral de Fiscalização e Contencioso dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), Daniel Fontes, sendo o encontro voltado às iniciativas para aprimorar o envio de informações do Estado de Goiás ao eSocial. A reunião teve como foco fortalecer a gestão eficiente e integrada dos dados previdenciários, um pilar essencial para a modernização e transparência do sistema.

O eSocial é uma plataforma digital do governo federal que centraliza o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Criado para simplificar a comunicação entre empregadores e os órgãos governamentais, o sistema garante que todas as obrigações sejam cumpridas de forma unificada e padronizada. Através do eSocial, dados sobre folha de pagamento, vínculos empregatícios, contribuições previdenciárias, entre outros, são enviados de forma segura e transparente, evitando redundâncias e reduzindo erros operacionais.

Durante a reunião, também foi destacado que o eSocial é um caminho viável para se coletar as informações funcionais de 100% dos servidores ativos e inativos, dispensando assim a necessidade de realização de um dispendioso censo previdenciário. Vale destacar que a coleta censitária é uma medida necessária para manter o cadastro atualizado dos servidores e aposentados, no entanto, as informações exigidas podem ser extraídas das bases de dados do eSocial. Dessa forma, o uso eficiente da plataforma pode otimizar os processos e assegurar o cumprimento dos requisitos do Pró-Gestão, um programa do Ministério da Previdência Social que certifica boas práticas de gestão nos RPPS.

O presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, reforçou a importância desse alinhamento: “Nosso compromisso é garantir que a Goiás Previdência esteja na vanguarda da gestão previdenciária, adotando práticas modernas e eficientes que beneficiem diretamente os servidores do Estado de Goiás. O eSocial é uma ferramenta fundamental nesse processo, e a reunião de hoje representa mais um passo importante nessa direção”.

Além do regente da autarquia, a delegação da Goiasprev presente na reunião contou com a diretora de Previdência, Milena Dias; a gerente de Governança, Roberta Crispim; a gerente de Contabilidade, Adriana Jesus; a gerente de Atuária e Dados Previdenciários, Juliane Quintans; e a gerente de Folha de Pagamento de Benefícios, Alyne Gonçalves. Pela Sead, participou a gerente de Obrigações Acessórias, Nilva Afonso.

Goiás Previdência – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo