Goiás é escolhido para sediar encontro nacional de previdência em 2026

Goiás foi oficialmente escolhido para sediar a 84ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), marcada para as datas 31 de março e 1° de abril de 2026. A definição ocorreu durante a 83ª plenária do colegiado, realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, em Macapá (AP). A decisão reforça o papel estratégico que o Estado tem desempenhado na modernização da gestão previdenciária em nível nacional.

A escolha ocorreu com a presença do presidente da Goiás Previdência (Goiasprev), Gilvan Cândido, e da diretora de Previdência da autarquia, Milena Dias. Na condição de 1º vice-presidente suplente do Conaprev, Gilvan integrou a mesa diretora da reunião. Já Milena, como coordenadora da Comissão Permanente de Acompanhamento de Ações Judiciais Relevantes aos RPPS (Copajure), conduziu debates técnicos sobre temas em tramitação nas cortes superiores e que têm impacto direto nos regimes próprios.

A mesa diretora do encontro reuniu ainda o vice-governador do Amapá, Antônio Teles Júnior; o subsecretário de Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério da Previdência e presidente do Conaprev, Allex Albert Rodrigues; a diretora-presidente do Manausprev e 2ª vice-presidente do Conaprev, Daniela Benayon; o presidente do Amprev, Jocildo Lemos; e o procurador-geral de Justiça do Amapá, Alexandre Monteiro.

Durante os dois dias de programação, o Conaprev discutiu pautas estratégicas para o país, incluindo atualizações sobre o Regime de Previdência Complementar (RPC) e o projeto Poupadores do Futuro; estratégias nacionais para a Compensação Previdenciária (Comprev); debates sobre projetos legislativos com impacto direto nos RPPS; avanços em certificações e Pró-Gestão; simplificação de linguagem; e evolução de ferramentas tecnológicas oferecidas pelo Ministério da Previdência Social.

Goiás: sede pela segunda vez

A próxima edição de 2026 marca o retorno do Conaprev a Goiânia após a realização histórica de 2023, quando o Estado sediou, pela primeira vez, a 75ª Reunião Ordinária do colegiado. Naquele ano, o evento reuniu dirigentes e técnicos de todo o país para discutir pautas estruturantes do sistema previdenciário — um momento simbólico do esforço estadual por equilíbrio financeiro e sustentabilidade.

A abertura contou com a participação do governador Ronaldo Caiado, que destacou os avanços implementados na previdência estadual, como a isenção integral para aposentados e pensionistas com benefícios de até R$ 3 mil, financiada com recursos da privatização da Celg-T, no montante de R$ 2 bilhões. No encontro, também foram apresentados números do fortalecimento do fundo previdenciário e medidas de aporte que garantiram segurança ao pagamento de benefícios, mesmo em cenários de instabilidade.

A retomada desse histórico demonstra que a escolha de 2026 não é um acaso: ela é resultado direto de uma trajetória de organização, responsabilidade fiscal e protagonismo técnico de Goiás no debate previdenciário nacional. Diante disso, o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, afirma: “Vamos receber o Conaprev com a responsabilidade de quem entende que governança previdenciária é uma agenda estratégica para o futuro dos servidores e para o equilíbrio do Estado”.

Goiás Previdência – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo