Goiás atinge o mais alto nível de Certificação em Gestão Previdenciária

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Previdência (Goiasprev), recebeu, na manhã desta terça-feira (09), o resultado da entidade certificadora ICQ Brasil, que colocou o estado no Nível IV do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão). Este patamar é o mais alto dentro da avaliação.

Criado em 2015, pelo Ministério de Previdência Social, o Programa visa estimular a adoção de boas práticas de gestão previdenciária, por meio de ações distribuídas em três pilares: Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

Após conquistar o certificado de Nível II em 2022, a Goiasprev empenhou todos os esforços para atender aos requisitos necessários para chegar ao mais alto patamar, por meio da condução da Gerência de Governança.

Ao receber a certificação de Nível IV, Goiás entra no seleto grupo de oito estados brasileiros com essa avaliação tão positiva. O resultado obtido é fruto, principalmente, de avanços em quesitos como: atenção aos segurados, estrutura de controle interno, transparência e qualificação do corpo técnico da autarquia.

Para a gerente de Governança Corporativa, Roberta Crispim: “esse salto na avaliação se deu em virtude do entendimento da Diretoria e dos colaboradores sobre a importância da certificação para a Goiasprev, enquanto prestadora de um serviço público de qualidade”.

Ao agradecer o empenho de todos no decorrer do processo, o presidente da Goiás Previdência, Gilvan Cândido, destacou a evolução do RPPS de Goiás, tendo em vista que, desde 2019, o governador Ronaldo Caiado, ao assumir o Poder Executivo, voltou seu olhar para a sustentabilidade da previdência estadual e cumpriu, rigorosamente, com todas as obrigações necessárias. “Essa certificação tem um grande significado para todos nós como profissionais e como pessoas. Quando somos certificados em 100% de todos os requisitos, entendemos que o resultado teve uma base de apoio. E esse apoio começa com a confiança depositada pelo governador que sempre tomou suas decisões baseadas em relatórios técnicos” – destaca o presidente.

Gilvan ressaltou ainda a parceria da Secretaria-Geral de Governo, da Controladoria-Geral do Estado, da Secretaria de Administração e da Agência Brasil Central, que, prontamente, prestaram apoio às demandas da previdência estadual no processo de certificação.

O presidente encerrou suas palavras afirmando que os colaboradores da Goiasprev tiveram a oportunidade de ver que, ao aderir a um propósito e mostrar a importância do trabalho desenvolvido pela autarquia, pode-se chegar a níveis de excelência cada vez mais elevados. “Temos de lembrar sempre que o bom desempenho dos nossos trabalhos reflete na vida de milhares de famílias goianas que dependem dos benefícios pagos pela previdência estadual”.

Goiás Previdência-Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo