Técnicas da Goiasprev participam do V Seminário Brasileiro de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Custos em Brasília/DF


Foto mostrando servidoras da Goiasprev Adriana de Jesus e Luciane Neves, ao lado do painel indicativo do  do V Seminário Brasileiro de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Custos, no Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília-DF.

A Gerente de Planejamento e Finanças da Goiás Previdência, Adriana Jesus Silva Batista, e a Assistente Administrativa Luciane Neves, ambas contadoras, participam, nesta quinta-feira (26/04) e sexta-feira (27/04), do V Seminário Brasileiro de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Custos, no Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília-DF.

Nessa versão, o Seminário traz como tema “As mudanças da Contabilidade Pública no Brasil, na América Latina e no Mundo – oportunidades e desafios”, abrindo sua programação com a palestra Magna “Inteligência Artificial e Tecnologia a Serviço da Contabilidade e da Auditoria”, pelo Prof. Miklos A. Vasarhelyi da Rutgers University, e Coordenação de Idésio da Silva Coelho Júnior Vice-Presidente Técnico do CFC.

Na sequência, foi  apresentado  o Painel sobre os Benefícios das Informações Alinhadas aos Padrões Contábeis Internacionais, pontuado pelo “Panorama Geral e Estratégia do Processo de Convergência aos Padrões Internacionais de Contabilidade no Brasil”, por Leonardo Nascimento, Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, e ainda pelo “Plano de Trabalho do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público” e a “Transparência das Informações Contábeis e Fiscais no Contexto Federativo Brasileiro” por Cláudia Sousa, Gerente de Normas e Procedimentos de Gestão Fiscal  e Renato Pucci, Chefe do Núcleo de Consolidação das Contas Públicas, ambos da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.

Serão debatidos também, no evento, temas atuais e comuns ao serviço público nacional e internacional, que abordam, dentre outros, as “Experiências de Implementação das IPSAS na América Latina: Visão de países membros do Foro de Contadurías Gubernamentales de América Latina”, a “Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União” e a “Auditoria Independente no Contexto do Setor Público”, pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

Painéis, com enfoque na Lei de Acesso à Informação, serão apresentados na sexta (28), com os temas: Informação de Custos no Setor Público: a experiência brasileira e a sua aplicabilidade no contexto internacional: “Modelo Conceitual de Custos no Setor Público Brasileiro”, a “Importância de Modelos Integrados e seus benefícios para a informação contábil”, e “Custos no Setor Público: Atitudes, Inovações e Perspectivas”.

Imagem mostrando autoridades e palestrantes na abertura do evento.









 





Para a Gerente Adriana de Jesus, é muito importante participar de um evento com essa qualidade de informações, considerando que todas as palestras estão voltadas à aplicação/convergência das Normas Internacionais de Contabilidade   aplicadas ao Setor Público, ou seja, “uma contabilidade pública alinhada aos padrões contábeis internacionais, onde podemos observar, comparar e aprender, sobre a realidade do setor dentro e fora do nosso país, afirma Adriana.

Diante dessa afirmação, a Presidente da Goiás Previdência, Marlene Alves de Carvalho e Vieira, reitera que a capacitação e atualização dos técnicos da autarquia faz parte das prioridades de sua gestão. “Consideramos que o acesso aos eventos técnicos, voltados para o setor público em geral, traz o aprimoramento não só para o colaborador, mas para todo projeto de uma administração transparente, focada na excelência de atendimento à população, como o adotado pelo Governo do Estado de Goiás”, esclarece a Presidente.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo