Vapt Vupt não funciona no feriado da padroeira do Brasil
Vapt Vupt não funciona no feriado da padroeira do Brasil
As unidades do Vapt Vupt em todo o Estado de Goiás estarão fechadas nesta quarta-feira, 12 de outubro, em virtude do feriado nacional alusivo à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O atendimento das unidades ao público será retomado na quinta-feira (13/10), de acordo com informação da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio da Superintendência de Gestão do Vapt Vupt.
Também em 12 de outubro, no Brasil, desde 1924, por ato do deputado federal Galdino do Valle Filho, se comemora o Dia da Criança. Proclamada pela primeira vez durante a Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança em Genebra (Suiça) em 1925, desde então a data é celebrada no dia 1º de junho como o Dia Internacional da Criança, variando, porém, de país para país, a data comemorativa.
A santa
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria, atualmente alojada na basílica que leva seu nome na cidade de Aparecida, em São Paulo. Além de padroeira do Brasil, a santa é também venerada como protetora das grávidas e recém-nascidos, bem como dos rios e dos mares, do ouro, do mel e da beleza.
Sua festa litúrgica, celebrada em 12 de outubro, ocorre desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45 mil fiéis. Em 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa, em pagamento de uma promessa (feita em sua primeira visita, em 1868), uma coroa de ouro cravejada de brilhantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado.
Segundo os relatos, a aparição da imagem da santa ocorreu em outubro de 1717, quando um grupo de pescadores lançou a rede no rio Paraíba, na região de Guaratinguetá, e, ao invés de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações.
Comunicação Setorial – Segplan
11/10/2016