Fapeg participa do 2º Seminário do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da UFG

Aberto nesta quinta-feira, 16, o 2º Seminário do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na ocasião, foram comemorados os 25 anos do programa que já alcançou a marca de 382 dissertações de Mestrado e 40 teses de Doutorado. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Arriel, participou do evento que aconteceu na Sala Caryocar brasilienses, Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Computação, Câmpus Colemar Natal e Silva. Também participaram o diretor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Computação, professor Lourenço Matias; o coordenador do PPGEEC, professor Flávio Henrique Teles Vieira, professores e alunos da pós-graduação.

O Seminário tem como objetivo discutir as pesquisas em desenvolvimento e tendências no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Federal de Goiás. O evento também foi realizado com a intenção de promover o estreitamento e cooperação entre alunos de graduação, mestrado, doutorado, técnicos e docentes do PPGEEC, e incentivar o fortalecimento do Programa.

A Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC), unidade onde se encontra o PPGEEC, conta com diversos laboratórios que foram constituídos com recursos advindos de Projetos de P&D do Setor Elétrico (ANEEL), MCTI, FINEP, FAPEG, FUNAPE e via Lei de Informática. O PPGEEC conta com a presença de grupos de pesquisa e laboratórios bem estruturados alinhados com temas de pesquisa de interesse internacional. Tem obtido crescente inserção internacional e consolidado parcerias acadêmicas com instituições na Europa e América do Norte, e recebendo estudantes da África, América Latina e Europa em seus laboratórios e grupos de pesquisa.

Cerise

Recentemente, o Governo de Goiás, por meio da Fapeg, assinou convênio de cooperação técnica e acadêmica com a UFG e Fundação e Apoio à Pesquisa (Funape) para a implementação do Centro de Excelência em Redes Inteligentes Sem Fio e Serviços Avançados com alcance nacional e internacional, o Cerise. O coordenador do projeto de criação do Centro de Excelência é o professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, Flávio Henrique Teles Vieira. O Centro terá como unidade sede e local de funcionamento a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG. O acordo foi publicado no Diário Oficial do dia 25 de setembro.

Serão investidos nos próximos três anos, um total de R$ 24 milhões para viabilização deste Centro de Excelência, que vai permitir estruturar projetos de pesquisa aplicada a setores estratégicos com utilização de redes de comunicações avançadas e inteligentes, potencializando a geração de conhecimento e inovação (artigos, patentes, sistemas e aplicativos), além de fortalecer o ensino pelo estímulo à investigação científica e à extensão e de ampliar o número de pesquisadores direta ou indiretamente envolvidos em pesquisas nas diferentes linhas de atuação, e assim fortalecer os ecossistemas goiano e brasileiro de redes 5G e 6G. O Cerise permitirá estruturar projetos de pesquisa aplicada a setores estratégicos do Estado de Goiás e do Brasil com utilização de redes de comunicações avançadas e inteligentes, ampliando e popularizando pesquisas e projetos com empresas e instituições públicas e privadas em áreas que demandem técnicas computacionais inteligentes, aumentando a produtividade e eficiência.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo