Fapeg Itinerante chega ao Polo Criar do IFG e fortalece diálogo com pesquisadores
A Fundação aproxima a comunidade acadêmica e reforça o compromisso com a ciência em Goiás
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realizou, nesta segunda-feira (18/08), em Goiânia, mais uma edição do Fapeg Itinerante, iniciativa que leva a instituição para dentro das universidades. Desta vez, a ação ocorreu no Polo de Inovação Criar, do Instituto Federal de Goiás (IFG), espaço voltado ao desenvolvimento de projetos em diferentes eixos tecnológicos da instituição.
Lançado em 2025 como parte das comemorações dos 20 anos da Fundação, o programa tem como propósito aproximar a Fapeg da comunidade acadêmica, descentralizar investimentos, apresentar editais de fomento e, sobretudo, ouvir de perto as demandas dos pesquisadores.
Visita aos laboratórios
A programação incluiu visita a laboratórios do IFG para conhecer estruturas, projetos em andamento e resultados de pesquisas apoiadas pela Fapeg. Entre os destaques apresentados, estavam produtos desenvolvidos com incentivo da Fundação, como o mel e a farofa do Cerrado, iniciativas que envolvem comunidades locais. Também foram apresentados equipamentos adquiridos por meio de editais, que têm contribuído para o avanço da ciência e da inovação em Goiás.
Escuta e diálogo
Participaram desta edição do Fapeg Itinerante, ao lado do presidente Marcos Arriel, a diretora de Gestão Integrada, Lorena Peixoto; o diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles; o diretor de Programas e Monitoramento, Vanderlei Cassiano; o gerente de Operações de Fomento, João Paulo Bento; o gerente de Parcerias Internacionais, Caio Alexandrino; a analista de Ciência, Tecnologia e Inovação, Priscila Cassimiro; e a analista governamental e coordenadora do Escritório de Compliance, Maria Giovane da Luz. O encontro contou ainda com a presença da reitora do IFG, Oneida Cristina Irigon, além de pesquisadores e bolsistas da instituição.
Durante a apresentação, o presidente destacou o caráter estratégico do projeto.“O Fapeg Itinerante é mais do que apresentar a Fundação. É uma oportunidade de escuta qualificada. Já recebemos provocações de pesquisadores que resultaram em editais lançados pela Fapeg. Esse diálogo é fundamental para fortalecer a ciência e a inovação em Goiás”, afirmou Arriel.
A reitora do IFG, por sua vez, agradeceu o apoio contínuo da Fundação e ressaltou a importância dos editais no fomento a pesquisas relevantes para o Instituto. Pesquisadores e pesquisadoras também aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas quanto à prestação de contas e sugestões de linhas de pesquisa para futuros editais, que foram esclarecidas pelos diretores da Fapeg.
Consolidação da iniciativa
Ao longo de 2025, o Fapeg Itinerante tem se consolidado como ferramenta estratégica para ouvir as universidades de forma próxima, compreender suas realidades e redesenhar políticas de fomento a partir das necessidades locais. A iniciativa ainda fortalece redes de cooperação e evidencia o papel das instituições do interior na produção científica e tecnológica do Estado.
A próxima edição está marcada para o dia 21 de agosto, no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Goiânia.
Texto e fotos: Comunicação Setorial da Fapeg
















