Empresas incubadas no CEI-UFG se sobressaem no Programa Mulheres Inovadoras

Metade das startups selecionadas pela iniciativa da Finep no Centro-Oeste estão incubadas no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG

Foi divulgado nesta terça, 19/09, o resultado final da primeira etapa da 4ª edição do Programa Mulheres Inovadoras, lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O saldo é extremamente positivo para o estado de Goiás e, em especial, para o Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI-UFG). Das seis startups selecionadas na região Centro-Oeste, cinco são goianas e três delas, metade do total, estão incubadas no Centro: a Biotech, a Mamãe Pingo e a NanoTerra.

Com isso, as startups entram agora em uma nova fase, com sete semanas de aceleração junto a uma equipe de mentores e palestrantes das iniciativas pública e privada. Ao final, todas deverão se apresentar diante de uma Banca de Avaliação Regional e aquelas que cumprirem o processo completo de forma satisfatória receberão um prêmio de R$ 52 mil para usar em seu negócio. Cada região também terá uma startup vencedora, que fará jus a um prêmio superior, no valor de R$ 100 mil.

Entre os temas e tecnologias prioritários estavam agritech, biotecnologia, nanotecnologia e inteligência artificial (IA), nos quais as startups abrigadas pelo CEI-UFG se sobressaíram. Conheça um pouco mais de cada uma das empresas:

  • Biotech Tecnologia Genômica: a Biotech Tecnologia Genômica é uma empresa que tem suas atividades centradas no desenvolvimento de diagnósticos moleculares, seja no desenvolvimento de equipamentos para os diagnósticos ou dos kits reagentes. Além da área de saúde humana, seus produtos também são preparados para atender o agronegócio e a saúde animal.
  • Mamãe Pingo: o app Mamãe Pingo é uma poderosa ferramenta de inteligência artificial que pode responder às perguntas de pais e mães sobre educação, cuidados e desenvolvimento infantil de forma rápida e precisa, proporcionando informações relevantes e confiáveis para ajudar o usuário a tomar decisões informadas.
  • NanoTerra: a NanoTerra visa entregar a seus clientes uma gama de nano insumos veganos através de processos ambientalmente e economicamente mais sustentáveis, sendo, portanto, considerados verdes, e com ativos naturais. O método utilizado permite que as indústrias de cosméticos possam adicionar os nanocosméticos ao seu portfólio, aumentando a competitividade de seus produtos.

Iniciativa

O Programa Mulheres Inovadoras é uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira. Nesta edição, foram selecionadas seis startups de cada região do país, somando 30 empresas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo