CNPq lança chamada para apoio a pesquisas em biodiversidade
A chamada prevê R$ 60 milhões para ampliar o conhecimento sobre os ecossistemas brasileiros e promover a identificação, caracterização, valorização e uso sustentável da biodiversidade.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação estão com a chamada aberta do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) que destina R$ 60 milhões para ampliar o conhecimento sobre os ecossistemas brasileiros e promover a identificação, caracterização, valorização e uso sustentável da biodiversidade. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e apoiarão projetos com três anos de duração.
A Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 07/2023 – Desenvolvimento de Ações Estratégicas para Políticas em Biodiversidade no âmbito do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) – visa apoiar projetos de Redes Integradas de Pesquisa em biodiversidade nos biomas espalhados por todo o território nacional: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Semiárido, Pantanal, Campos Sulinos, Rede Costeira Marinha, e Rede de Restingas e Manguezais. Algumas desses redes são consolidadas e outras a Chamada pretende induzir a formação. Além disso, haverá uma linha específica para projetos específica voltados à comunicação pública da ciência produzida pelos projetos do Programa PPBio ao longo da duração dos projetos.
O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), criado em 2004, é um programa nacional estratégico que abrange todo país e destina-se a preencher lacunas de conhecimento sobre a biodiversidade, especialmente em regiões de difícil acesso e escassez histórica de conhecimentos científicos.
Com esta ação o CNPq e o MCTI esperam ampliar o registro de informações nos inventários da fauna e da flora, avaliar e aumentar a oferta de serviços ecossistêmicos, mapear a situação da biodiversidade nos diferentes biomas, melhorar o entendimento sobre os reservatórios de zoonoses e os vetores de transmissão de doenças e aumentar o valor cultural da biodiversidade e a sensibilidade da população sobre o tema.
A submissão de propostas está aberta até 25 de agosto.
Para maiores informações acesse a Chamada na íntegra: http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=11465