Aprovada proposta de aprimoramento de avaliação da pós-graduação

(Foto: Divulgação)

O Conselho Superior da CAPES aprovou, no último dia 10, a Proposta de Aprimoramento de Avaliação da Pós-Graduação apresentada pela Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG). O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de avaliação e do processo de indução da qualidade da pós-graduação brasileira.

Ao longo de um ano, a Comissão recebeu contribuições de importantes entidades das áreas de educação, ciência e tecnologia e elaborou a proposta a pedido do Conselho, em novembro de 2017. O trabalho foi estruturado a partir das novas demandas da comunidade acadêmica, científica, tecnológica e de inovação, que sinalizavam a necessidade de aprimorar alguns aspectos do modelo de avaliação.

A proposta identificou, entre os participantes, dez aspectos convergentes que poderiam ser melhorados no processo avaliativo. Entre eles estão a autoavaliação dos PPGSs a partir do plano estratégico institucional da pós-graduação, a avaliação multidimensional, o impacto e a relevância social e econômica, a formação e o acompanhamento de egressos, um maior equilíbrio entre indicadores quantitativos e qualitativos, a inovação e a internacionalização.

Participaram das discussões diversas entidades, entre Conselhos (CNE, Confap, Consecti, CNpq e CTC-ES), Associações (Andifes, Abruem e Abruc) e Ministérios (da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), além da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Na sequência, o documento foi encaminhado pelo Conselho Superior à diretoria executiva da CAPES, para análises e estudos de viabilidade sobre sua implantação.

Leia aqui a íntegra da Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da Pós-Graduação.

Veja abaixo o vídeo do professor, Jorge Luís Nicolas Audy, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020.

Redação CCS/CAPES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo