Capes assina Acordo em ação de parceria com a Alemanha

Capes e Alemanha assinam acordo
Presidente da CAPES, Abílio Baeta, Luiz Curi, do CNE e Secretária-Geral do DAAD, Dorothea Rüland, em assinatura do Acordo. (Foto: Assessoria CAPES)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou Acordo Marco de Cooperação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), para reorganizar e viabilizar ações conjuntas entre a Capes e o Daad, dando continuidade a programas tradicionais desenvolvidos entre Brasil e Alemanha, além de firmar novo auxílio financeiro a ações em andamento.

Com intuito de fortalecer e promover a internacionalização das instituições de ensino superior (IES), esse Acordo visa dar continuidade aos tradicionais programas Capes/Probal e Doutorado CAPES/DAAD, além da concessão conjunta de bolsas em diferentes modalidades a discentes, docentes e pesquisadores.

Entre as novidades, está o apoio financeiro que a Fundação passa a fornecer ao Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) no Brasil, um centro científico de ensino, pesquisa e informação, fomentado pelo DAAD com verba do Ministério das Relações Exteriores alemão, sediado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Programas envolvidos
O Probal é um programa que visa apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães e, segundo a Diretoria de Relações Internacionais, está em andamento há mais de 20 anos.

O Doutorado Capes/Daad tem o objetivo de apoiar candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para realização de estudos na República Federal da Alemanha.

O Cdea trata-se de um projeto de cinco anos, que visa fomentar uma nova geração de cientistas e pesquisadores brasileiros em estudos interdisciplinares sobre temas atuais da Europa e Alemanha úteis ao contexto Brasileiro e Latino-americano.

Fonte: CCS/CAPES – Brasília

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo